plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Para Luiz Molion erosão do solo ameaça a Amazônia

O professor Luiz Carlos Baldicero Molion, um nome respeitado no mundo científico, dentro e fora do Brasil, é também conhecido por suas opiniões fortes e pelas polêmicas a que elas já deram origem. Uma das mais rumorosas polêmicas em que ele se vê envolvid

O professor Luiz Carlos Baldicero Molion, um nome respeitado no mundo científico, dentro e fora do Brasil, é também conhecido por suas opiniões fortes e pelas polêmicas a que elas já deram origem. Uma das mais rumorosas polêmicas em que ele se vê envolvido diz respeito à questão do aquecimento global, teoria que levou a própria ONU a criar, em 1988, o Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas (IPCC). Indiferente ao coro da maioria, Luiz Carlos Molion prevê exatamente o contrário. Ao invés de aquecimento, diz ele, a Terra vai passar por um período de resfriamento ao longo dos próximos vinte a vinte e cinco anos.

Luiz Carlos Molion reforçou esta semana, em Belém, a fama de polemista que o acompanha ao participar, como conferencista, do simpósio que assinalou o transcurso do Dia Meteorológico Mundial. Promovido pelo Instituto Nacional de Meteorologia, com apoio de diversos organismos públicos federais e estaduais, além de entidades privadas, o evento foi realizado quinta e sexta-feira no auditório da Sudam. O tema do seminário, baseado em decisão do Conselho Executivo da Organização Meteorológica Mundial, foi “O tempo, o clima e a água: motores de nosso futuro”.

Em sua palestra, proferida na sexta-feira, Luiz Carlos Molion discorreu sobre as perspectivas climáticas para os próximos 20 anos.

Graduado em física pela Universidade de São Paulo, PhD em meteorologia e pós-doutorado em hidrologia de florestas, Luiz Carlos Molion é pesquisador sênior aposentado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, do Ministério da Ciência e Tecnologia. Atualmente é professor associado do Instituto de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Alagoas, professor visitante da Western Michigan University, professor de pós graduação da Universidade de Évora, Portugal, e membro do Grupo Gestor da Comissão de Climatologia da Organização Meteorológica Mundial.

Em sua palestra e depois na entrevista, Luiz Carlos Molion bateu forte como sempre no que considera falsas verdades científicas, exercitando com gosto a arte da polêmica, em que tem se revelado um mestre. Sobre a teoria do aquecimento global e das mudanças climáticas, por exemplo, disse que ela foi concebida no início da década de 1970, pelos países ricos, como resposta estratégica ao primeiro choque do petróleo. A alta abrupta dos preços e a perspectiva do esgotamento das reservas mundiais – dizia-se, na época, que o mundo ficaria sem petróleo até o ano 2000 – levaram aqueles países a criar mecanismos que inibissem o consumo nas nações mais pobres.

Hoje em dia, segundo Luiz Carlos Molion, o discurso do aquecimento global continua cumprindo essa função estratégica, mas já agora combinada a outra tarefa não menos importante, esta restrita ao domínio da política e da economia. Trata-se, segundo ele, de criar dificuldades para as nações mais pobres, que ainda buscam o seu próprio desenvolvimento. É o caso do Brasil, onde, segundo ele, grandes organizações não governamentais, a serviço de poderosos interesses financeiros fincados no exterior, teriam uma atuação intensa, sobretudo na Amazônia. Uma região onde o desmatamento, conforme frisou, não chega a representar por si só a maior ameaça. O que verdadeiramente ameaça a Amazônia, segundo ele, é a erosão dos solos.

Confira a entrevista no Diário do Pará.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias