plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Governadores traçam agenda mínima

A Amazônia terá uma agenda própria na Conferência Rio + 20, que se realizará este ano no Rio de Janeiro. O governador do Pará, Simão Jatene, recebe amanhã em Belém oito governadores dos Estados da Amazônia Legal (Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Amapá,

A Amazônia terá uma agenda própria na Conferência Rio + 20, que se realizará este ano no Rio de Janeiro. O governador do Pará, Simão Jatene, recebe amanhã em Belém oito governadores dos Estados da Amazônia Legal (Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Amapá, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso) para debater o desenvolvimento sustentável na região. O objetivo é avançar na consolidação de uma proposta de política de desenvolvimento integrada, a ser apresentada pelo bloco dos governos da Amazônia Legal durante a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a ser realizada entre os dias 13 e 22 de junho. O encontro dos governadores começará às 9h30, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Participam do fórum, convidados por Simão Jatene, os governadores Tião Viana (Acre); Omar Aziz (Amazonas); José Anchieta Júnior (Roraima); Camilo Capiberibe (Amapá); Siqueira Campos (Tocantins), e Silval Barbosa (Mato Grosso). Os Estados de Rondônia e Maranhão serão representados pelos seus vice-governadores, Airton Pedro Gurgacz, e Washington Luís.

Esta será a segunda reunião preparatória para a criação da “Agenda amazônica”. A primeira - também realizada por iniciativa de Jatene -aconteceu em maio do ano passado. A terceira e última reunião, que selará a proposta a ser apresentada conjuntamente pelos governadores da Amazônia Legal, está marcada para maio, no Estado do Acre.

Para Simão Jatene, as reuniões são importantes para o fortalecimento da região, por meio da unidade entre os governadores. “Existem vários temas que interessam a toda a Amazônia. É importante nossa união na defesa dessas questões. Esse encontro é um momento oportuno para discutirmos reforma tributária, infraestrutura da região e a questão ambiental, e a partir daí fortalecer a nossa unidade”, afirma.

CARTA

As propostas e projetos que serão expostos no fórum de governadores integrará a Carta da Amazônia, que será entregue à presidente Dilma Roussef, durante a conferência. O secretário de Produção e Desenvolvimento Sustentável do Pará, Sidney Rosa, explica que a Carta da Amazônia será a construção coletiva dos governos da região, uma espécie de posição comum dos Estados da Amazônia, apesar de cada manter suas especificidades.

Para o secretário é natural que cada Estado tenha sua política ambiental, respeitando suas peculiaridades. “O fundamental é que esta agenda contenha a mesma mensagem de fundo, que é o desenvolvimento sustentável”, define Sidney Rosa. “É preciso entender desenvolvimento sustentável por cada Estado”, acentua o secretário, admitindo o desafio de se elaborar uma agenda comum entre Estados, de uma mesma região, mas com economias tão diferenciadas.

PROGRAMAÇÃO

Após a abertura do evento, o secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, ministrará palestra sobre “A Amazônia na Rio+20”. Às 10h30, Vicente Falcão, secretário de Estado de Meio Ambiente do Mato Grosso, debaterá com os governadores sobre “A construção da Carta Amazônia no âmbito do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente”. Às 11h, os governadores iniciarão os debates sobre temas mais relevantes da Amazônia na Rio+20.

Paralelamente ao encontro dos governadores, os secretários de Meio Ambiente dos Estados da Amazônia Legal também participarão de um debate, com o mesmo propósito dos governadores. Durante as discussões, o secretário de Meio Ambiente do Pará, José Alberto Colares, apresentará as principais demandas do Estado, ajudando a compor o documento.

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), ganhou este nome porque marca os 20 anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92). Ela deverá definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. A conferência terá como temas principais “A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza” e “A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável” (com informações da Agência Pará). (Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias