plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Ver-O-Peso recebe 80 ton de peixe ao dia

Inaugurado no dia 27 de Março de 1627, o Ver-O-Peso completa 385 anos, na próxima terça-feira (27). O mercado - o mais antigo e o maior entreposto comercial da Amazônia - é considerado a maior feira livre a céu aberto da América Latina. “O Ver-O-Peso cont

Inaugurado no dia 27 de Março de 1627, o Ver-O-Peso completa 385 anos, na próxima terça-feira (27). O mercado - o mais antigo e o maior entreposto comercial da Amazônia - é considerado a maior feira livre a céu aberto da América Latina. “O Ver-O-Peso continua tendo uma importância econômica gigantesca não só para a nossa capital, mas para todo o Estado do Pará”, afirma o economista Roberto Sena, diretor técnico do escritório regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), que divulgou nesta sexta-feira um estudo sobre a importância econômica do complexo.

Os numéricos do Ver-O-Peso impressionam. São 30 mil metros quadrados de área, onde trabalham cerca de 5 mil pessoas, distribuídas em 12 atividades comerciais espalhadas pelo Mercado de Peixe, Mercado de Carne, Feira da Alimentação e a Feira do Açaí.

A estimativa é de que por dia transitem através do Complexo entre 80 a 100 toneladas de pescado chegando a 160 toneladas por ocasião da Semana Santa. Entre 12 a 15 toneladas são comercializadas diariamente nos 66 talhos do próprio mercado. São 40 tipos diferentes de peixes de água doce e água salgada, “uma variedade de peixes inédita no Brasil e do mundo”, segundo Roberto Sena, que assina o estudo.

Além do peixe, também são comercializadas diariamente no mercado dezenas de outros produtos, como o açaí - 30 toneladas por ano - e a farinha de mandioca, que chega a 5 mil quilos por dia, com média de aproximadamente 100 toneladas ao ano. Além de 30 toneladas de hortaliças, legumes e produtos de granjas mensalmente e cerca de 10 mil maços de verdura por dia. Há ainda os vendedores de polpa de frutas, tucupi e da maniva.

Milhares de turistas passam pelo mercado todos os dias em busca de frutas da região, das famosas ervas medicinais e cheiros do Pará ou para uma simples foto, vindos de outros Estados e até de outros países. (Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias