plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ESPORTE PARÁ

Águia de Marabá, a 3ª força do futebol paraense

O Águia de Marabá é o clube do Super Bola desta quarta-feira (7). O suplemento é encartado no DIÁRIO DO PARÁ todas as quartas e sextas-feiras. O Azulão marabaense vai se preparando para a partida contra o São Raimundo, de Santarém, no próximo domingo (11)

O Águia de Marabá é o clube do Super Bola desta quarta-feira (7). O suplemento é encartado no DIÁRIO DO PARÁ todas as quartas e sextas-feiras. O Azulão marabaense vai se preparando para a partida contra o São Raimundo, de Santarém, no próximo domingo (11), a partir das 18h30, no estádio Jader Fontenelle Barbalho, o Barbalhão, pela terceira rodada do segundo turno do Campeonato Paraense 2012.

HISTÓRIA

Nos últimos quatro anos, o Águia de Marabá vem se transformando na terceira força do futebol do Pará. Fundado em 1982, mas se tornando profissional somente em 1999, o Azulão marabaense é conhecido por dar trabalho para Clube do Remo e Paysandu, em especial para o Papão, nas disputas no Campeonato Brasileiro da Série C.

CAMPEONATO PARAENSE

Aos poucos, o time de Marabá vai tentando conquistar o Parazão. Em 2008, o Águia garantiu o título da Taça Cidade de Belém, equivalente ao primeiro turno do Estadual, ao comando de técnico Vítor Jaime. De lá para cá a equipe é comandada pelo irreverente técnico João Galvão, que conquistou a Taça Estado do Pará (2º turno) em 2010.

COPA DO BRASIL

Mas a projeção do Águia no futebol brasileiro aconteceu em 2009. Com vaga garantida na Copa do Brasil, a equipe conseguiu passar pela primeira fase depois de deixar para trás o América (MG), uma das equipes de maior tradição no país, treinada por Flávio Lopes, hoje treinador do Clube do Remo. Mas o grande desafio estava por vir. O Azulão jogou a segunda fase contra o Fluminense (RJ), treinado por Carlos Alberto Parreira, campeão mundial com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1994.

Na primeira partida, realizada no estádio Olímpico Edgard Proença, o Mangueirão, o Águia surpreendeu a todos mostrando um futebol envolvente e vencendo o Fluminense por 2 a 1. O time formou com Ângelo; Magrão, Darlan (Edkleber) e Adriano; Sinésio, Marabá (Charles), Analdo, Flamel (Luiz Fernando) e Marcondes; Felipe Mamão e Aleílson. No jogo de volta, os aguianos perderam por 3 a 0, foram desclassificados da competição, mas ficaram marcados na história.

PARAZÃO 2012

No Campeonato Paraense 2012, o Águia de Marabá se classificou para a semifinal do primeiro turno. Após duas partidas, desclassificou o Remo dentro do seu estádio, o Zinho Oliveira. Na final, foi surpreendido pelo Cametá, apesar de vencer o jogo dentro de casa por 3 a 1. No segundo turno, o Azulão acumula dois jogos, com uma derrota e um empate, estando na quarta colocação, com três pontos.

(Gustavo Pêna, DOL)

O Super Bola 2012 está ainda mais completo e cheio de novidades. Saiba tudo sobre os principais clubes, matérias exclusivas, fotos das gloriosas histórias, dos grandes jogadores e muito mais. Os suplementos são encartados todas as quartas e sextas-feiras, totalmente grátis no seu Diário do Pará, que mais uma vez dá uma goleada de informação.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias