Notícias / Carnaval

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Rancho é a campeã do carnaval de Belém

Sexta-Feira, 24/02/2012, 14:01:03 - Atualizado em 30/01/2013, 21:43:30 Ver comentário(s) A- A+

Rancho é a campeã do carnaval de Belém (Foto: Jaime Souzza)
(Foto: Jaime Souzza)

A escola de Samba “Rancho Não Posso Me Amofiná” é  a grande campeã do Carnaval 2012 de Belém, com 219,3 pontos. A decisão dos jurados foi conhecida nesta sexta-feira, 24, na Aldeia Amazônica. Em segundo lugar ficou a escola de samba do bairro do Guamá, “Bole Bole” com 218 pontos e em terceiro lugar ficou o “Quem São Eles” com 212,7 pontos.

O Rancho levou para a avenida do Samba o enredo “Pega o pião, põe pra girar, o meu Rancho vem chegando, não posso me amofiná”. Com o tema “Tempo de Criança" a escola levou para a passarela do samba mais de 2000 brincantes. O universo infantil serviu de inspiração para a criação de um espetáculo encantador como só o mundo das crianças pode ser.

>>Imagens:  'Rancho' faz avenida brincar de ser criança

Pelo histórico, o Grêmio Recreativo e Beneficente Jurunense Rancho Não Posso Me Amofiná, desenvolve um trabalho social e cultural com as crianças da comunidade através de oficinas de danças, ballet, cursos de violão, informática e judô. “Não tenho palavras pra demonstrar o quanto estamos felizes por sermos a escola campeã do carnaval 2012. Trabalhamos o ano inteiro, preparando os mínimos detalhes. Agora sinto a sensação de dever cumprido. Queremos agradecer a PMB pela organização e por todo o incentivo no carnaval de deste ano”, comemorou o Presidente do Rancho, José Roberto Teixeira.

Agremiação Carnavalesca Bole Bole, que buscava o tri campeonato, ficou em segundo lugar e homenageou os 50 anos da Escola Cultural e Artística da Universidade Federal do Pará (UFPA). Com a pergunta “Quanto tempo cabe nos 50 anos da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará?”, a escola teve 1500 brincantes e 200 ritmistas.

Com o enredo “Umari – O ninho da águia na selva de pedra”, a Associação Cultural Recreativa e Carnavalesca “Império de Samba Quem São Eles”, ficou com o terceiro lugar no carnaval. Com cerca de 1.500 brincantes, a associação fez uma homenagem ao bairro do Umarizal. Com 66 anos de história, o “Quem São Eles”, conquistou o titulo de escola campeã pela última vez no ano 2000.

Grupos - Das escolas do primeiro grupo a Associação Carnavalesca Xodó da Nega, foi rebaixada para o segundo grupo e o Grêmio Recreativo Escola de Samba Rosa da Terra subiu para 1º grupo. Do 2º grupo a Associação Carnavalesca Caprichosos da Cidade Nova foi rebaixada passando para o 3º grupo a partir do ano que vem e a Mocidade Unida do bairro do Benguí subiu para 2º grupo.  

Blocos – Entre os blocos a Associação Cultural e Carnavalesca Mexe Mexe foi a primeira colocada, seguida pelo Bloco Carnavalesco Sapo Muiraquitã e em terceiro lugar ficou a Associação Carnavalesca Império Jurunense. A Associação Carnavalesca Encantos do Pará foi rebaixada para o 2º grupo já que ficou em último lugar. Das escolas do segundo grupo quem subiu foi a Agremiação Carnavalesca e Cultural Unidos da Pedreira.

Carnaval de Belém – Foram quatro dias de desfiles e competição na Aldeia Amazônica, 40 agremiações carnavalescas disputaram o título de campeã do Carnaval de Belém 2012, que este ano levou para a avenida a temática “Folia, diversão e alegria pra toda gente”.

Durante a apuração houve a reclamação do componente de uma escola quanto a troca de quatro jurados feita no sábado, 18, por conta de atrasos em vôos e problemas de saúde, o jurídico da Fumbel explicou que somente uma escola não foi comunicada da troca e que todas as outras concordaram com a substituição.

Os quesitos Bateria, Enredo, Samba-Enredo, Alegoria, Fantasia, Evolução, Harmonia, Comissão de Frente, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Porta-Estandarte e Conjunto foram avaliados pelos 22 jurados durante os dias de competição.

Neste sábado, 25, ocorrerá a premiação dos campeões do Carnaval de 2012 na Aldeia Amazônica a partir das 19h.

Icoaraci – Ainda hoje, 24, a tarde será a vez do resultado do concurso oficial de Blocos e Escolas de Samba do Distrito de Icoaraci. A apuração do desfile realizado na última segunda-feira, 20, começa às 16 horas. (DOL, com informações Comus)

Confira  imagens dos defiles clicando nos ícones abaixo

Leia também:

Comentários