plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Azulejos do palacete são levados para restauração

Os pedaços de azulejos históricos do Palacete Vitor Maria da Silva, no bairro da Campina, que permaneceram espalhados pelo chão após o furto de várias destas peças decorativas no último sábado, foram encaminhados para restauração. Na tarde de ontem, uma e

Os pedaços de azulejos históricos do Palacete Vitor Maria da Silva, no bairro da Campina, que permaneceram espalhados pelo chão após o furto de várias destas peças decorativas no último sábado, foram encaminhados para restauração. Na tarde de ontem, uma equipe de profissionais e gestores públicos estiveram no local para verificar a situação, já que após a constatação do crime o casarão permaneceu fechado, até ontem.

Segundo Thais Toscano, diretora do Departamento do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DPHAC), da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), a vistoria foi pedida pela delegada Michele Dantas, da Delegacia de Meio Ambiente (Dema). “O prédio foi limpo e os azulejos guardados em quatro caixas. Apesar da tentativa de zelo, é possível que o recolhimento do material que restou impossibilite a restauração, já que a partir do momento em que os fragmentos são misturados, fica difícil encaixá-los novamente”, explicou.

O material foi apreendido pela Dema e a Secult está atuando como fiel depositária dos azulejos, que serão enviados ao Laboratório de Conservação e Restauração (Lacore) da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde serão restaurados. “A perícia deve compor o inquérito instaurado pela delegada, que vai apurar a responsabilidade do furto e dos danos ao patrimônio público”, comentou. “Caso não seja possível recuperar o material, será um dano irreparável para a história do nosso Estado”, completou.

Há aproximadamente sete meses o palacete está em processo de tombamento, o que agrava a situação, pois impede que qualquer mudança seja realizada no prédio. Os azulejos roubados fazem parte de um painel secular, criados por A. Arnoux e Boulanger & Cie, no estilo Art Nouveau e remontam a Belle Époque, período áureo da borracha.(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias