plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Casa das Onze Janelas completa álbum de postais

Uma residência. Um hospital. Um quartel do exército. Hoje, Casa das Onze Janelas, espaço cultural que ilustra o último postal encartado no DIÁRIO dentro da série “Casarões Históricos”, que teve início dia 08 de janeiro e agora é encerrada com a chegada do

Uma residência. Um hospital. Um quartel do exército. Hoje, Casa das Onze Janelas, espaço cultural que ilustra o último postal encartado no DIÁRIO dentro da série “Casarões Históricos”, que teve início dia 08 de janeiro e agora é encerrada com a chegada do postal que completa o álbum com 24 ilustrações.

Construído ainda no século XVIII, para servir de moradia ao importante proprietário de engenho Domingos da Costa Bacelar, o prédio foi comprado pelo governo do Grão-Pará e abrigou o hospital real, até 1870, quando foi transformado em quartel do exército.

“É uma construção colonial que, com a chegada da Comissão demarcatória de limites entre Portugal e Espanha, foi comprada para se transformar em hospital militar e depois se tornou uma repartição do Exército, sofrendo profundas alterações”, explica a professora de teoria, história e estética aplicada em arquitetura, Cybelle Miranda.

“Não se sabe a concepção arquitetônica da residência, mas a reforma é de Landi [José Antônio Landi, célebre arquiteto italiano]. Os arcos na fachada voltada para o rio são elementos marcantes à obra dele”, afirma.

Localizado no Largo da Sé, às margens da baía do Guajará, o prédio com influência de arquitetura barroca e classista é destino certo de quem elege Belém como rota turística, fazendo parte da história e da literatura paraense.

“O espaço é citado no romance naturalista Hortência. As personagens convivem ali, naquele ambiente. É, sem dúvida, um espaço célebre da nossa arquitetura”, define Cybelle.

O nome Casa das Onze Janelas é uma referência ao segundo pavimento do prédio onde estão “11 portas-janela com grades de ferros, arrematadas por frontões retos arquitravados”.

POSTAIS

Ontem, o postal encartado foi o do casarão da Cosmorama, datado de 1928, destaque como importante ponto comercial de vidros, espelhos e molduras. “Era loja tradicional e de referência na venda desses produtos. Todas as famílias paraenses da época procuravam a loja que apresenta uma arquitetura eclética onde predomina várias vertentes como as linhas neoclássicas em destaque nas janelas em arco pleno”, conta Cybelle Miranda.

VISÃO ABRANGENTE

Com o álbum da série Casarões Históricos completo, o colecionador tem agora uma visão mais abrangente dos 13 prédios representados ao longo desses dias. Patrocinada pelo Governo do Estado, Prefeitura de Belém, Y.Yamada e com apoio da Vale, a série é resultado de uma seleção de imagens registradas pelos fotógrafos Daniel Pinto, Ney Marcondes, Jaime Souza, Octavio Cardoso e Tarso Sarraf (arquivo). (Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias