Busca

Versão móvel do Diário Online

Fechar

Buscar por:

Filtro:

Comerciantes de São Brás protestam contra decisão

Quarta-Feira, 25/01/2012, 07:04:22 - Atualizado em 25/01/2012, 10:07:34

8 comentários

Tamanho da fonte: A- A+
Comerciantes de São Brás protestam contra decisão (Foto: Marco Santos)

Os comerciantes dizem que “falta transparência” nos projetos (Foto: Marco Santos)

Os comerciantes e trabalhadores do complexo do mercado de São Brás vão fazer um protesto, às 8h de hoje, contra a decisão da Prefeitura de Belém de remanejar ocupantes de boxs do prédio. O mercado centenário é ocupado hoje por comerciantes de diversos ramos. A decisão pegou de surpresa os trabalhadores que fizeram uma assembleia, ontem à noite, no próprio mercado. Seis comerciantes foram notificados, ontem, pela Secretaria Municipal de Economia (Secon) e terão 72 horas para desocupar os espaços em que trabalham, segundo a presidente da Associação dos Empreendedores do Mercado de São Brás, Rosana Araújo Martins.

A prefeitura “quebrou o diálogo” que vinha sendo mantido com os comerciantes e também mudou de conversa, segundo ela. Antes, a discussão girava em torno da transformação do mercado no Teatro Municipal de Belém, mas, nos últimos seis meses, o projeto mudou para um Centro de Convenções. “Essa história é antiga, vem desde 2006, mas agora é oficial”, diz Rosana. Segundo ela, o motivo alegado nas notificações entregues pela Secon “é para o início das obras do Centro de Convenções Municipal”.

Ela disse que o objetivo da manifestação “é forçar o governo a dar informações transparentes. Que projeto é esse? Onde os trabalhadores vão ficar?” O vereador Marquinho, presidente da Comissão de Cultura da Câmara, que participou da reunião, disse que estranhava “mais um projeto que a prefeitura tira da manga sem discutir com a população”.

Segundo ele, não existem recursos previstos no orçamento deste ano para a obra. Ele disse que ainda hoje iria procurar a Secon para pedir esclarecimentos sobre o assunto. No dia 1º de fevereiro, quando haverá a reabertura das sessões da Câmara, Marquinho também vai apresentar requerimento para a realização de uma audiência pública para que a Secon dê explicações sobre o projeto e esclareça se os trabalhadores serão contemplados e se não para onde eles serão remanejados.

Segundo Rosana, cerca de 500 pessoas, incluindo empreendedores, funcionários e familiares, trabalham no mercado. O antigo mercado de carne inaugurado pelo intendente Antônio Lemos, em 1911, tem estilo art nouveau e neoclássico.

PMB RESPONDE

Em nota enviada à imprensa, a assessoria de comunicação da Secon, limitou a esclarecer “que apenas cinco trabalhadores da área de lojas no Mercado de São Brás foram notificados para se retirarem do local onde atualmente se encontram”. A nota diz ainda que “todos serão remanejados para outros pontos dentro do próprio complexo”. Segundo a nota da Secon, os trabalhadores serão remanejados para “viabilizar o projeto da Prefeitura de Belém em revitalizar a praça Floriano Peixoto, situada na frente do mercado”.
(Diário do Pará)

Que nota você dá para esta notícia?
Comentar
Aviso Importante: Os comentários publicados não refletem a opinião deste site. Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade dos seus autores. Não serão publicados comentários totalmente em letras maiusculas (caixa alta). O site reserva-se o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional também serão excluídos.

Notificar erro

Compartilhar por email