plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Documentário conta as histórias do carimbó

O saudoso mestre de carimbó Verequete pregava que carimbó nunca morre. Para comprovar a máxima a TV Cultura do Pará vai mostrar a história de pessoas envolvidas com o mais paraense dos ritmos no documentário “Pau e Corda: Histórias de Carimbó”, que tem di

O saudoso mestre de carimbó Verequete pregava que carimbó nunca morre. Para comprovar a máxima a TV Cultura do Pará vai mostrar a história de pessoas envolvidas com o mais paraense dos ritmos no documentário “Pau e Corda: Histórias de Carimbó”, que tem direção de Robson Fonseca e será exibido pela TV Cultura do Pará, em março, na faixa Cultura.DOC. O documentário foi estruturado em uma espécie de road movie musical filmado com tecnologia de alta definição (HD), em quatro cidades do nordeste paraense, onde a equipe foi atrás das histórias de grupos de carimbó. Para cada grupo, o diretor propôs a gravação de um vídeoclipe.

As gravações aconteceram em Belém, Santarém-Novo, Curuçá e Marapanim. Em Curuçá, a equipe foi recebida pelo grupo “Sabiá”, da vila de Araquaim. Em Santarém Novo, foi a vez dos “Quentes da Madrugada” serem os anfitriões. “O Uirapuru” encantou a equipe em Marapanim. E, em Belém, o “Sancari” fez a festa na rua Álvaro Adolfo, no bairro da Pedreira.

O documentário não busca contar a história antropológica do carimbó, mas sim, mostrar histórias de uma gente que mantem acesa a chama dessa cultura tão rica e singular na sua diversidade. “E como eu já tenho essa familiaridade com a linguagem do vídeoclipe, pensei que produzir vídeos com os grupos seria uma forma de homenageá-los e registrar a beleza das suas criações”, acresce Robson Fonseca.

Os personagens são pessoas simples como pescadores, lavradores, catadores de mariscos e crustáceos, camponeses, trabalhadores urbanos, devotos, ou seja, mostra uma cena múltipla e encantada pelos tambores. Além dos bate-papos, depoimentos e vídeoclipes, foram produzidos pequenos vídeos sobre temas diversos, vez ou outra conectados com o contexto dos depoimentos, que trazem experiências e visões alternativas sobre a cultura do carimbó.

“Um dos filmetes apresenta o “carimbó de exportação” em um passeio turístico pela orla de Belém, outro evidencia o carimbó como fonte de pesquisa para outras linguagens artísticas, outro aborda a pesquisa do inventário do Carimbó, e por aí vai, de acordo com o contexto onde são inseridos”, explica o diretor.

“Pau e Corda: Histórias de Carimbó” é o primeiro documentário dirigido por Robson Fonseca, que dirige e apresenta o programa “Invasão”, da TV Cultura. A equipe dirigida por Robson tem André Mardock na direção de fotografia, Felipe Cortez na produção executiva, Gilberto Bessa na iluminação e Luis Fabiano no suporte de transporte. (Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias