plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Vereadores de Belém se preparam para eleições

Ainda não há definição oficial sobre o funcionamento da Câmara Municipal de Belém neste ano de eleição para prefeito e vereadores, mas de acordo com o vice-presidente da Casa, vereador Adalberto Aguiar (PT), após o recesso parlamentar, quando os vereadore

Ainda não há definição oficial sobre o funcionamento da Câmara Municipal de Belém neste ano de eleição para prefeito e vereadores, mas de acordo com o vice-presidente da Casa, vereador Adalberto Aguiar (PT), após o recesso parlamentar, quando os vereadores retornarem às atividades, dia 1° de fevereiro, as lideranças partidárias se reunirão com a mesa-diretora da CMB para um acordo sobre o funcionamento das sessões parlamentares, especialmente para o segundo semestre, quando a corrida eleitoral estará mais aquecida. A grande maioria dos 35 vereadores é candidato à reeleição e o vice-presidente admite que todos precisam de tempo para as campanhas, por isso, é mais prático realizar as sessões em período mais curto, porém, sem prejuízo dos projetos em pauta, segundo Aguiar.

Além de candidatos à reeleição, alguns vereadores podem concorrer a cargos majoritários, como prefeito ou vice. No caso da bancada do PT, o vereador Alfredo Costa disputa as prévias do partido neste próximo domingo, quando quase 9 mil filiados votarão em toda Belém e distritos para definir quem será o candidato petista à Prefeitura de Belém.

Alfredo Costa, que está em terceiro mandato de vereador, afirma que mesmo se ficar fora da disputa para prefeito pelo PT é certo que não concorrerá à reeleição para a CMB. Ele poderá assumir uma vaga na Assembleia Legislativa, como primeiro suplente da coligação da eleição 2010. Para isso, é necessário que um deputado petista ou da coligação, como Luiz Rebelo (PR), por exemplo, se eleja prefeito em Breves.

Após perder parte da bancada para o novo PSD, o DEM ficou meio fragilizado no Pará, mas o líder na CMB, vereador Carlos Augusto Barbosa, tem sido cobiçado por algumas legendas para compor uma chapa majoritária como vice-prefeito. Barbosa admite a possibilidade, mas também prefere aguardar a conjuntura, seguindo orientação do presidente regional do partido, deputado federal Joaquim Lira Maia.

A única determinação até agora, afirma o vereador, vem do diretório nacional do DEM, que é a proibição de coligar com o PT. Até mesmo com o PSD, que levou boa parte das bancadas do DEM Brasil afora, inclusive, no Pará, já há aproximação política com o líder e prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Na CMB, restaram Carlos Augusto Barbosa e Abel Loureiro e ambos poderão disputar a reeleição, caso o partido não costure nenhuma aliança majoritária. Mas, a possibilidade de composição com outros partidos para disputar a prefeitura, afirma o líder Barbosa, não é descartável.

Outro que poderá compor uma chapa majoritária é o vereador do PRB, Raul Batista. Ele afirma que há possibilidade do partido disputar a eleição com candidatura própria ou coligar com outra legenda como vice. Porém, a candidatura à reeleição dos dois membros do PRB, Batista e Miguel Rodrigues, será certa, se não houver outros acordos.

INDEFINIDO

No PTB, que tem seis membros na Câmara e o atual prefeito Duciomar Costa como principal liderança no Estado, também há vários nomes no jogo político tentando ser o escolhido para a disputa da Prefeitura de Belém. O nome do ex-governador Almir Gabriel já está sendo encarado como página virada pelos integrantes da legenda, apesar da aquiescência de Duciomar Costa.

De acordo com o presidente do diretório municipal, Raimundo Quaresma, a exemplo do PT, o PTB poderá realizar debates e até voto prévio para indicar seu candidato à sucessão de

Duciomar Costa. Um dos nomes mais cogitados seria o do atual presidente da Câmara de Vereadores, Raimundo Castro. Apesar de insistentes tentativas do DIÁRIO em entrevistá-lo, o vereador ainda não decidiu assumir sua pré-candidatura. Mas, nos bastidores da CMB o assunto é o mais comentado.

Quaresma aponta que além de Raimundo Castro, o PTB tem outros nomes que poderão enfrentar a disputa eleitoral, como o secretário municipal de Turismo, Wady Kayath, o chefe de gabinete do prefeito, Oséas Silva, secretário municipal de Saneamento, Ivan Santos, ou mesmo a presidente da Guarda Municipal e CTBel, Helen Margareth. “Temos vários nomes a apresentar e vamos discutir todas essas possibilidades”, assegura o presidente municipal do PTB. (Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias