1 comentários
(Foto: Diário do Pará)
O reajuste anual das mensalidades escolares foi definido, após quatro reuniões de negociação. As mensalidades serão 7,2% mais caras, em 2012. O acréscimo é de 1,12% acima do índice de inflação. O valor foi decidido após uma série de reuniões entre o secretário de Justiça e Direitos Humanos, José Acreano Jr., e representantes do Procon, Associação de Pais e Alunos, Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular, Ordem dos Advogados do Brasil, Dieese-PA e uniões estudantis.
Fabiana Cunha já sente o valor pesar no bolso. “Aumento é sempre desagradável, mas a gente tem que dar prioridade à educação”, conta. Ela é pedagoga e tem um filho cursando o ensino médio em um colégio particular. “Não é só a mensalidade, ainda tem o material escolar. O aumento onera e compromete outras dívidas, mas a gente segura de um lado e de outro e paga tudo”, garante.
De acordo com o secretário, a negociação é satisfatória. “As escolas no resto do Brasil fazem reajustes que chegam a 12%. O Pará está entre os Estados com o menor aumento do país”, garante. Ele ainda ressalta que a negociação é uma iniciativa apenas do Pará. “Em nenhum outro Estado, reuniões como essa são feitas, apenas fazemos essa negociação para defender os interesses dos pais e alunos”, revela.
A diretora do Procon-Pará, Eliana Uchôa, garante que o aumento foi bom para os dois lados. “Quando há acordo, as duas partes ganham, tanto a escola quanto o aluno”, afirma.
O sindicato patronal admite não estar muito satisfeito. “Aceitamos o acordo para colaborar, mas acreditamos que as escolas têm mais gastos que devem ser pensados”, afirma Manoel Leite, tesoureiro do sindicato.
As escolas que ainda quiserem fazer um reajuste maior do que o acordado na reunião, ainda podem. É necessário, para isso, que apresentem uma planilha de investimentos ao Procon, que será avaliada pelos agentes do órgão. O reajuste é válido para todo o Estado e todas as instituições de ensino particular, em todos os níveis de ensino. Para aqueles que têm mais de um filho matriculado na mesma escola, a lei garante um abatimento na mensalidade deles. (Diário do Pará)
27/02/2012 | Mais de 7 mil candidatos concorrem à vaga no IFPA
27/02/2012 | Hemopa Castanhal supera meta de doações
27/02/2012 | MP discute alagamentos no Distrito de Icoaraci
27/02/2012 | Aprovados em concurso farão protesto amanhã
27/02/2012 | Defensoria anuncia que vai prestar contas à Alepa
