plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Defeso do caranguejo começa hoje no Pará

Começa hoje (10), o primeiro defeso do caranguejo do ano. Ele vai se estender até o dia 15, período em que ficará proibido em todo o Estado do Pará a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrilização e a comercialização do crustráceo, sob pena de

Começa hoje (10), o primeiro defeso do caranguejo do ano. Ele vai se estender até o dia 15, período em que ficará proibido em todo o Estado do Pará a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrilização e a comercialização do crustráceo, sob pena de multa e até de prisão. Neste período de cinco dias, os feirantes e casas especializadas não poderão comercializar o produto, a menos que tenham declarado o estoque junto ao Ibama.

O casal de comerciantes Rômulo e Lourdes Noraes reconhece a necessidade destes períodos de defeso e acreditam que "este período tem mesmo que ser respeitado, pois faz parte do equilíbrio da natureza".

Para o Secretário de Pesca e Aquicultura do Pará, Henrique Sawaki, o defeso significa a preservação da espécie, explicando que ele é estabelecido a partir das fases da lua, ou seja, quando começa a lua cheia, começa o defeso, protegendo o acasalamento do caranguejo. Ainda este mês, durante mais uma lua cheia, teremos um segundo período, que vai de 24 a 29 de janeiro. A partir daí, haverá mais quatro períodos, dois em fevereiro e dois em março, o que garantirá a reprodução da espécie, lembra o secretário. (DOL, com informações da Sepaq)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias