plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Começa a disputa à vaga de candidato petista

O Partido dos Trabalhadores (PT) começou ontem a série de oito debates com os candidatos que vão concorrer nas prévias da legenda à indicação para a disputa à Prefeitura de Belém nas eleições deste ano. São seis os candidatos inscritos e haverá oito debat

O Partido dos Trabalhadores (PT) começou ontem a série de oito debates com os candidatos que vão concorrer nas prévias da legenda à indicação para a disputa à Prefeitura de Belém nas eleições deste ano. São seis os candidatos inscritos e haverá oito debates. A votação está marcada para o dia 22 de janeiro. Se nenhum dos candidatos conseguir 50% mais um dos votos dos filiados, haverá um segundo turno no dia 5 de fevereiro.

Concorrem à vaga o deputado federal Cláudio Puty, indicado pela tendência Democracia Socialista; o deputado estadual Carlos Bordalo, da Articulação Socialista, e o vereador Alfredo Costa, da Articulação Unidade na Luta. Também estão na disputa Fábio Pessoa e Paulo Gaia, que não estão ligados a nenhuma tendência, além do delegado João Moraes, que articula um grupo com apoio do professor Mário Cardoso.

Os debates começaram ontem, por Mosqueiro, e até o dia 19 haverá encontros no Entroncamento, Guamá, Bengui, Outeiro, Icoaraci, Sacramenta e no auditório João Batista, na Assembleia Legislativa do Pará. Nesses debates, os candidatos apresentarão suas propostas para os problemas apresentados em cada um dos distritos de Belém e em seguida, responderão a pergunta da plateia e ouvirão comentários. Estão aptos a votar 10,9 mil filiados do PT.

A expectativa é de que a disputa seja acirrada entre Puty, Bordalo e Alfredo Costa. Os três representam as maiores tendências da legenda e provavelmente dois deles irão ao segundo turno, caso não haja desistências.

O PT de Belém decidiu fazer prévias porque não houve consenso em torno de um candidato. “A direção municipal fez um esforço para que houvesse unidade em torno de um nome, mas não foi possível, e nesses casos, o instrumento estabelecido no nosso estatuto são as prévias”, explica o presidente do Diretório Municipal do PT em Belém, Apolônio Brasileiro. Segundo ele, as prévias são também uma forma de acelerar o processo de escolha. O PT tem pressa em anunciar o candidato e quer fazê-lo já em fevereiro. “Precisamos começar o debate com a sociedade”, explica.

O presidente do Diretório Municipal admite que a disputa nas prévias poderia criar cisões internas que prejudicariam o PT na disputa municipal, mas garante que a maneira como o processo está sendo conduzido pelos candidatos leva a crer que a legenda sairá unificada. “Hoje mesmo (ontem) tivemos uma reunião e todos mostraram estar conscientes de que, ao final do processo, só haverá um candidato e que ele só se viabilizará se tiver o apoio dos demais. Aqueles que não vencerem estarão na campanha do escolhido”, diz Brasileiro.

O PT é o único partido a realizar prévias para escolha do candidato, mas nos demais, as articulações já começaram. No PTB, do atual prefeito de Belém, Duciomar Costa, o nome mais forte é do ex-governador Almir Gabriel. O PSDB ainda não bateu o martelo. Disputam a indicação tucana o deputado federal Zenaldo Coutinho e o senador Fernando Flexa Ribeiro. No PMDB, o nome mais provável é do deputado federal José Priante. O PPS deverá sacramentar a candidatura do deputado federal Arnaldo Jordy.
Também devem entrar na disputa Jorge Panzera (PC do B ) e Edmilson Rodrigues (PSol), que aparece em primeiro lugar nas sondagens internas feitas pelos partidos até agora. O ex-secretário de Saúde de Duciomar Costa, Sérgio Pimentel, deve ser candidato pelo PSL, caso não seja indicado a vice na chapa encabeçada por Almir Gabriel. (Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias