plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Química é a disciplina com o maior número de zeros

Exatos 7.351 candidatos inscritos no Processo Seletivo 2012 (PS 2012) da Universidade Federal do Pará (UFPA) comemoram nesta quarta-feira, 4 de janeiro, a aprovação no concurso. A universidade divulgou a lista de classificados, após coletiva de imprensa n

Exatos 7.351 candidatos inscritos no Processo Seletivo 2012 (PS 2012) da Universidade Federal do Pará (UFPA) comemoram nesta quarta-feira, 4 de janeiro, a aprovação no concurso. A universidade divulgou a lista de classificados, após coletiva de imprensa no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), em Belém. Das 7.606 vagas, 307 não foram preenchidas e serão ofertadas em um processo seletivo especial ainda no mês de janeiro. Entre os dez primeiros colocados, oito são do curso de Medicina, um do curso de Direito e um do curso de Geofísica.

Na prova elaborada e aplicada pela UFPA em dezembro, 26.619 candidatos tiraram zero em Química e foram registrados 20.961 zeros na prova de Literatura, 19.617 zeros na prova de Física, 14.498 notas zero foram obtidas na prova de Filosofia, 12.187 zeros na prova de Matemática, 11.322 zeros na prova de Sociologia, 10.705 zeros na prova de Biologia, 9.214 zeros na prova de Língua Portuguesa, 6.042 zeros na prova de Língua Estrangeira e 4.447 zeros na prova de História.

Vagas remanescentes serão ofertadas em novo concurso – 95,96% das vagas ofertadas foram preenchidas, o equivalente a 7.299 das 7.606 vagas. No entanto o número de calouros chega a 7.351 somando os 52 candidatos que foram aprovados por meio da cota destinadas à pessoas com deficiência (PcDs), que cria até uma vaga extra em cada um dos 180 cursos de graduação ofertados. “Agora a UFPA passa a ter 117 estudantes portadores de deficiência, para os quais a UFPA instala políticas que possibilitem o seu acesso à melhores condições de aprendizagem”, conta Marlene Freitas, presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos (Coperps) e pró-reitora de ensino de graduação da UFPA (Proeg).

A partir deste ano, as vagas remanescentes serão ofertadas em um processo seletivo especial, por decisão do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPA (Consepe). O novo concurso utilizará notas do ENEM e o novo edital será divulgado ainda em janeiro no site do Ceps. “É uma nova oportunidade aos candidatos que não foram classificados no PS 2012”, considera Marlene Freitas. As 307 vagas remanescentes estão distribuídas entre 29 cursos ofertados em onze municípios do estado.

Cotistas ocupam mais da metade das vagas – Em 2012, 53,31% dos calouros são cotistas. Ao todo, 5.007 universitários que ingressam este ano na UFPA são cotistas, sendo 4.055 relativos aos 50% da reserva de vagas à estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede pública, incluindo os que se autodeclararam negros ou pardos, e 52 vagas a reserva de vagas à pessoas com deficiência. Clique aqui e entenda como funciona o sistema de cotas da UFPA.

Calouros devem ficar atentos à habilitação – Os calouros aprovados no PS 2012 já podem comemorar, mas precisam ficar atentos aos prazos para habilitação e matrícula na Universidade. O edital referente á apresentação de documentos para habilitação na UFPA e posterior matrícula nas Faculdades será publicado na próxima sexta-feira, 6 de janeiro, no site do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC), no endereço www.ciac.ufpa.br

“Enquanto a documentação não for homologada, os estudantes ainda não têm assegurada sua entrada na UFPA. Cada curso tem dia, horário e local exato para que os candidatos aprovados apresentem os documentos e quem perder a Habilitação, perderá a vaga. O mesmo é válido para os candidatos que se inscreveram como cotistas e que agora precisam comprovar que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede publica”, avisa Aluizio Leal, diretor do CIAC.

Critérios de eliminação deixam de fora metade dos candidatos – 50,4% dos candidatos inscritos foram eliminados por um dos critérios previstos no edital do concurso. Do total de inscritos, 2,11% dos candidatos foram eliminados por faltarem à primeira fase (Enem 2011). Outros 10,53% foram eliminados por insuficiência de pontos na redação, na qual os candidatos precisam tirar nota 4 para continuarem na disputa. Um pequeno grupo, 0,16% dos candidatos, foi eliminado por tirar nota zero em uma das áreas do Enem.

Já na segunda fase, na prova aplicada pela UFPA no dia 3 de dezembro, 5.91% dos candidatos foram eliminados por falta, 3,02% tiraram zero em três ou mais disciplinas e 28,66% dos candidatos foram eliminados por não terem alcançado a taxa mínima de acerto, 30% da prova. (DOL, com informações da UFPA)






VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias