plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Oficina melhora vida de crianças autistas

O Serviço Caminhar do Hospital Bettina organiza uma série de oficinas destinadas a melhorar a qualidade de vida de mães de filhos autistas, que são atendidos no Bettina. As oficinas vão acontecer nos dias 4,18 e 25 deste mês, das 14h às 18h, no Grupo de E

O Serviço Caminhar do Hospital Bettina organiza uma série de oficinas destinadas a melhorar a qualidade de vida de mães de filhos autistas, que são atendidos no Bettina. As oficinas vão acontecer nos dias 4,18 e 25 deste mês, das 14h às 18h, no Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (Gedae), vinculado à Faculdade de Engenharia Elétrica (FEE) do Instituto de Tecnologia (ITEC) da UFPA. Elas trazem técnicas de interação com portadores de autismo que tenham deficiências de comunicação ou comportamento e são baseadas no método americano Son-Rise.

O Son-Rise é um efetivo tratamento para crianças e adultos com Autismo, Distúrbios do Espectro do Autismo, Distúrbio Abrangente do Desenvolvimento, Síndrome de Asperger e todas as outras dificuldades de desenvolvimento. O método foi criado por pais para pais e profissionais, ensinando-os a criar e implementar programas centrados na criança e desenvolvidos dentro do lar. Son-Rise acredita que os pais são os maiores aliados da criança, assim o programa educacional destina-se não somente às crianças, mas aos pais também.

Caminhar - O Serviço Caminhar iniciou o atendimento em 2002 e tem como objetivo diagnosticar e realizar acompanhamento clínico em crianças de até 12 anos de idade, que apresentem alterações de crescimento e desenvolvimento infantil, síndromes genéticas, epilepsias, ataxias e mucopolissacaridoses. Todos os anos, em média, 16 mil crianças recebem atendimento no Bettina.

O Caminhar atua também como pólo de capacitação em desenvolvimento infantil para alunos da área de saúde da UFPA e para profissionais da atenção à saúde. Este serviço tem uma equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos, pediatras, nutricionista, assistentes sociais, enfermeira, fisioterapeuta, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, neuropediatras e homeopata.

O atendimento ambulatorial é realizado de forma diferenciada, por meio de projetos e programas de ensino, pesquisa e extensão. Tais como: Programa de Desenvolvimento Infantil, Projeto Down, Ambulatório de Mucopolissacaridose, Centro de Tratamento Especializado de Reposição Enzimática, Ambulatório de Ataxias, Ambulatório de Autismo, e Ambulatório de Endocrinologia.

(Ascom/HUBFS)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias