Notícias / Polícia

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Operação leva mais segurança ao Baixo Amazonas

Segunda-Feira, 26/12/2011, 17:47:19 - Atualizado em 26/12/2011, 17:55:36 Ver comentário(s) A- A+

Operação  leva mais segurança ao Baixo Amazonas (Foto: Ascom Polícia Civil)
(Foto: Ascom Polícia Civil)

A Polícia Civil divulgou nesta segunda-feira (26) os resultados da Operação “Extremo Oeste”, realizada nos municípios de Óbidos e Oriximiná, e no distrito de Porto Trombetas, no oeste do Pará. Três pessoas foram presas durante quatro dias de operação que combateu crimes ambientais, tráfico de drogas, armas ilegais, roubos, entre outros crimes. Durante a ação, armas e drogas foram apreendidas, além de animais protegidos pela lei ambiental. Sob coordenação do delegado Gilberto Aguiar, superintendente regional do Baixo e Médio Amazonas, a operação teve início com saída dos agentes do porto de Santarém, no dia 14 passado, quando os policiais seguiram por via fluvial através dos rios Amazonas e  Trombetas com destino aos municípios atingidos na ação policial.

Comandados pelos delegados Elinelson Silva, titular de Óbidos que responde por Curuá; Eduardo Simão, titular de Oriximiná, e José Henrique Boa Morte, de Terra Santa que responde por Faro, os policiais percorreram a região, onde fizeram abordadas em embarcações de pequeno porte e em bajaras (canoas). Na sede do município de Óbidos, foi deflagrada uma busca nas comunidades da área ribeirinha e interior do município.

Nessa área, o foragido de Justiça, Jarlisson Elisiário da Silva, foi preso em cumprimento à ordem judicial de prisão por roubo, porte de arma e tentativa de homicídio. De acordo com as investigações, ele residia na comunidade de “Mondongo”, onde cometia crimes. Em  Oriximiná, a operação foi realizada em duas frentes através dos rios e via rodovia PA-254, que liga Óbidos a Curuá. “Efetuamos verificações em embarcações e canoas, e pela estrada, foram abordados veículos no percurso noturno onde existe o fluxo de veículos irregulares trafegando, transporte ilegal de madeiras, além do uso de armas de fogo e contrabando na região”, explicou o superintendente. Em Oriximiná, os policiais fizeram fiscalizações em locais de eventos, bares e estabelecimentos comerciais na área urbana, além de abordagens de pessoas e veículos.

Em Faro, os policiais prenderam em flagrante Denilson Batalha Guimarães pelo crime de porte ilegal de arma de fogo e por ter praticado ameaças ao prefeito do município. Ele foi conduzido para a Delegacia. Em Terra Santa, os policiais fizeram ações de combate ao tráfico de drogas e cumpriram ordem judicial de busca e apreensão na casa de Jorge Alves Malcher. Reincidente na prática de venda de drogas, Jorge já chegou a cumprir pena no presídio em Santarém. Durante a revista, três “trouxas” de cocaína, uma balança de precisão, duas motocicletas, dinheiro e uma caixa de bicarbonato de sódio foram apreendidos. Ainda, durante a revista na casa, 21 quelônios foram encontrados em  cativeiro. Os animais foram enviados ao órgão ambiental do município. A operação percorreu ainda comunidades ribeirinhas, onde as equipes realizaram abordagens nas comunidades de Mussurá, Lago do Ajudante, Boa Vista, Água Fria, Lago do Batata e Vila Paraíso, também conhecida como Vila 45, em Terra Santa. Nessas regiões, os agentes fizeram o combate à prostituição, tráfico de pessoas e ao trabalho escravo em estabelecimentos comerciais. Na área urbana de Porto de Trombetas, os policiais fiscalizaram estabelecimentos comerciais de diversões públicas. Em Óbidos, abordagens foram realizadas no rio Amazonas em várias comunidades como Januária, Madalena e Patacho. Em Santarém, ao final da operação, os policiais fizeram buscas em embarcações. (As informações são da Polícia Civil)



Conteúdo Relacionado:



Comentários