plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Paraenses são personagens de destaque na República

A data é até lembrada pela população. Mas tem gente que não sabe direito o que é mesmo essa tal ‘proclamação’ da República. O repositor Moisés Caripunas, 32, acertou o motivo do feriado de hoje, mas não sabia dizer “o que aconteceu nessa data e nem por qu

A data é até lembrada pela população. Mas tem gente que não sabe direito o que é mesmo essa tal ‘proclamação’ da República. O repositor Moisés Caripunas, 32, acertou o motivo do feriado de hoje, mas não sabia dizer “o que aconteceu nessa data e nem por que”. Já o aposentado Gersino Duarte, 67, acredita que “talvez tivesse menos roubo com o imperador”, desiludido com as esperadas “mudanças” que, segundo ele, até hoje não vieram. Mas talvez saibam menos ainda que a participação dos paraenses na Proclamação da República foi de grande importância.

O militar e político paraense Serzedelo Correa, por exemplo, foi encarregado de comunicar ao próprio imperador dom Pedro II que a República havia sido proclamada. Ao lado do marechal Deodoro de Mendonça estava o também militar e político paraense Lauro Sodré, que aparece, inclusive, ao lado dele no famoso quadro que retrata aquele momento histórico.

Justo Chermont, outro político paraense, também teve participação decisiva no movimento republicano e foi ministro dos Negócios Estrangeiros (hoje Relações Exteriores) de Deodoro de Mendonça, em 1891. “Os paraenses tiveram participação efetiva e decisiva”, afirma o professor Allan Watrin, 37, doutorando em História pela UFPA.

Serzedelo Correa e Lauro Sodré estudaram na famosa Academia Militar da Praia Vermelha, junto com Benjamim Constant, que foi o grande líder do movimento positivista dentro do Exército Brasileiro. Descontentes com o tratamento dispensado pelo imperador a eles, os militares acabaram promovendo o que muitos historiadores consideram um golpe militar e proclamado a República com o intuito de promover mudanças e modernizar o país, segundo Watrin.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias