Busca

Versão móvel do Diário Online

Fechar

Buscar por:

Filtro:

Justiça barra grilagem dos Maioranas

Terça-Feira, 30/08/2011, 07:31:35

5 comentários

Tamanho da fonte: A- A+
Justiça barra grilagem dos Maioranas (Foto: Ney Marcondes)

Assentamento Neuton Miranda, no distrito de Outeiro (Foto: Ney Marcondes)

A juíza Ellen Bemerguy Peixoto, da 2ª Vara Cível do Distrito de Icoaraci, rejeitou pedido de reintegração de posse formulado pela Delta Publicidade, empresa da família Maiorana que edita os jornais “O Liberal” e “Amazônia Jornal”, para a retirada de 360 famílias ribeirinhas de uma área no bairro Fama, atrás do supervalorizado condomínio Alphaville, em Outeiro. No local, os Maiorana pretendem construir a nova fábrica de refrigerantes Fly, mas há dois problemas que impedem a expulsão dos moradores, a imensa maioria deles pobres que enfrentam toda sorte de dificuldades para sobreviver.

O primeiro é que a terra pertence à União Federal e está localizada na chamada área de Marinha, por sofrer a influência de marés, de acordo com declaração datada do último dia 17 de agosto e assinada por Maria Soraya Ferraz e Lana, chefe da Divisão de Regularização Fundiária Rural da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) anexado ao processo.

De acordo com o documento, a servidora informa que se encontra em tramitação na SPU no Pará o processo 04957.005110/2011-81 “em nome da comunidade denominada Neuton Miranda, localizada na localidade de Tucumaeira, Distrito de Outeiro, Município de Belém-Pará, solicitando a regularização fundiária”.

A SPU então sentencia: o imóvel em questão se localiza “em ilha que sofre influência de maré e, por força do artigo 20 da Constituição Federal, cominado com o Decreto 9760/46 pertence à União Federal, salvo a existência de títulos legítimos emitidos sobre o mesmo”.

Os empresários nunca requereram à União a concessão de uso da área. Além disso, os Maiorana não apresentaram à Justiça qualquer documento de propriedade do imóvel, apenas um compromisso de compra e venda. Em resumo: o que há é uma tentativa de se apossar de terra pública para construção de empreendimento privado. Leia mais no Diário do Pará.

Que nota você dá para esta notícia?
Comentar
Aviso Importante: Os comentários publicados não refletem a opinião deste site. Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade dos seus autores. Não serão publicados comentários totalmente em letras maiusculas (caixa alta). O site reserva-se o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional também serão excluídos.

Notificar erro

Compartilhar por email