plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Lei do celular nos bancos ficou só no papel

Enquanto espera para usar o caixa eletrônico dentro de uma agência bancária, um jovem pega o telefone celular e inicia uma conversa normalmente. Nas filas dos caixas internos, o uso do aparelho também é uma coisa comum. Mas, segundo lei aprovada pela Câma

Enquanto espera para usar o caixa eletrônico dentro de uma agência bancária, um jovem pega o telefone celular e inicia uma conversa normalmente. Nas filas dos caixas internos, o uso do aparelho também é uma coisa comum. Mas, segundo lei aprovada pela Câmara Municipal de Belém e sancionada em maio deste ano pelo prefeito Duciomar Costa, a prática deveria ser proibida.

A lei, de autoria do vereador Fernando Dourado (DEM), proíbe o uso de celulares e qualquer outro tipo de instrumento de comunicação móvel a distância no interior das agências bancárias e caixas rápidos de Belém. Publicada no Diário Oficial no dia 12 de maio, teria sessenta dias para ser regulamentada devendo, depois disso, entrar em vigor em até trinta dias. “Um dos facilitadores das ‘saidinhas’ bancárias é a comunicação móvel. Quem está dentro do banco informa para quem está fora as características e a pessoa vira vítima”, afirma o vereador.

Para Dourado, a lei poderia auxiliar na diminuição desse tipo de crime. “Da mesma forma como as pessoas desligam o celular em shows e peças, por que não desligar no banco? Seria um meio de impedir esse elemento facilitador, como ocorre em outras cidades do Brasil, onde a lei foi implementada e houve redução dos casos”.

A proibição do uso dos aparelhos divide as opiniões da população. “As pessoas ficam muito vulneráveis quando sacam valores altos. Tudo que impeça o aumento da violência é válido, opina a vendedora Ana Clara Martins. “Não sei, mas não gosto da proibição. Às vezes você precisa fazer ou receber uma ligação urgente e isso atrapalharia”, diz o contador Carlos Costa.

Segundo a lei, a responsabilidade por impedir o uso dos aparelhos seria dos próprios bancos, mas o que se percebe é que na maioria das agências o uso dos telefones ainda não é proibido. Em caso de resistência do usuário no cumprimento da determinação, o banco pode acionar o policiamento local. A lei também prevê que o estabelecimento bancário que não cumprir a regra está sujeito a multa de R$ 2 mil, aplicada em dobro em caso de reincidência.

SEM RESPOSTA

O DIÁRIO tentou contato com a Associação dos Bancos dos Estados do Pará, Amazonas e Acre, mas o telefone só chamou. Também contatou a prefeitura de Belém para saber sobre a regulamentação da lei, mas nenhuma resposta foi dada. Ontem o vereador Fernando Dourado encaminhou ofício à prefeitura pedindo informações. (Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias