plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Tribunal de Contas deverá julgar mais rápido

A partir do segundo semestre deste ano, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) colocará em prática decisão unânime entre os conselheiros, que está sendo considerada um divisor de águas e que produzirá efeitos práticos no que diz respeito ao julgamen

A partir do segundo semestre deste ano, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) colocará em prática decisão unânime entre os conselheiros, que está sendo considerada um divisor de águas e que produzirá efeitos práticos no que diz respeito ao julgamento mais célere das contas públicas.

O tribunal adotará nova metodologia de análise e julgamento. As prestações de contas de todas as prefeituras serão divididas em contas de governo e contas de gestão, o que atualmente ocorre apenas em relação a poucas prefeituras que têm suas administrações descentralizadas, como é o caso de Belém, Marabá e Santarém.

Quando a gestão é descentralizada, ao julgar as contas de governo do prefeito o TCM fiscaliza, por exemplo, se o gestor aplicou corretamente os percentuais constitucionais em educação e saúde, se cumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal, e emite parecer prévio a favor ou contra a aprovação, mas a decisão final é da câmara municipal.

Já ao julgar as contas de gestão, de responsabilidade dos secretários municipais, o TCM aprova ou rejeita e emite acórdão determinando recolhimentos e multas, se for o caso. Atualmente, quando a gestão da prefeitura é centralizada, o TCM emite apenas o parecer técnico prévio, mas o julgamento final das contas é feito pelos vereadores. (Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias