Entretenimento / Na Estrada

São Geraldo do Araguaia: um mundo encantado

Domingo, 26/06/2011, 14:24:37

Tamanho da fonte: A- A+

Diretamente do rio ao centro da cidade.Em São Geraldo,o Araguaia é muito mais do que um fluxo fluvial ou a principal via de acesso. É fonte econômica,turística e de inspiração a moradores e visitantes, atraídos números recantos e acidentes geográficos que o município abriga.É o caso da ilha dos Martírios,considerada um dos maiores e mais importantes sítios arqueológicos já descobertos na Amazônia.Apesar de ter sido palco de um dos piores conflitos políticos no país,a Guerrilha do Araguaia,o município luta hoje pela retração do fato e pelo desenvolvimento econômico da região.

Imperdível:  Conhecer o povoado de Santa Cruz, onde teve início o município de São Geraldo do Araguaia.

Como chegar
Após fazer o trajeto até Marabá,é necessário pegar as rodovias BR-230 e a PA–153.

Área: 3.269 km²
População: 25.584 habitantes
Localização: a 635 km de Belém.

Aonde ir
Serra das Andorinhas: No sudeste do Pará, município de São Geraldo do Araguaia,a serra guarda em seus 25 mil hectares mais de cem sítios arqueológicos,com milhares de pinturas e gravuras rupestres, de idade estimada em 8.300 anos. São 36 grutas, 26 cavernas e 28 cachoeiras,entre centenas de espécies de aves,mamíferos,répteis,anfíbios e peixes,e uma extraordinária diversidade vegetal.Nesse cenário encantado,são preservados 16 grupos populacionais da fauna e três da flora.

Praia da Gaivota: No verão,quando as águas do Araguaia baixam,as areias finas e brancas da praia se tornam um grande camping, repletos de barracas e turistas.Localizada a menos de 3 km do centro da cidade,é um local próprio para quem quer relaxar e banhar apreciando as belezas naturais. As barracas,localizadas nas margens do rio, oferecem um ótimo atendimento e variado cardápio,sobressaindo-se a culinária regional,marcada por peixes e frutas típicas.

Onde ficar
Grande Hotel. Rua Castelo branco,1663 – Centro. Telefone: (94) 3331-1462.
Hotel Cidade. Rod.BR 153 Km 01 (Beira Rio) - São Geraldo do Araguaia. Telefone: (94) 3331-1588.

Onde comer
Peixaria Tupinambá. Avenida Firmino Costa 155 – Centro. Telefone: (94) 3331-1290.

Seja o primeiro a comentar. Clique aqui!

Sem Comentários

Mais de Na Estrada

Leia mais notícias de Na Estrada. Clique aqui!

EDIÇÃO ELETRÔNICA