plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Campanha de vacinação contra paralisia inicia hoje

Com foco nas crianças menores de cinco anos de idade, começa nesta segunda-feira (13), a I etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite. Mais conhecida como paralisia infantil, a poliomielite é uma doença causada por um enterovírus, denominado pol

Com foco nas crianças menores de cinco anos de idade, começa nesta segunda-feira (13), a I etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite. Mais conhecida como paralisia infantil, a poliomielite é uma doença causada por um enterovírus, denominado poliovírus “selvagem”. Até o dia 24 de junho a meta do município de Belém é vacinar 106.148 crianças.

Segundo Carlene Castro, diretora do departamento de vigilância à saúde, da Secretaria Municipal de Saúde - Sesma, o dia D de combate à doença será 18 de junho, próximo sábado. “Haverá a mobilização de mais de três mil profissionais em 476 postos fixos, como unidades municipais de saúde e unidades do Programa Saúde da Família”, informa.

Além disso, haverá 25 postos volantes que funcionarão em shoppings, supermercados e museus e mais 16 postos fluviais que vão atender à população ribeirinha e das ilhas.

O último caso de poliomielite foi registrado no Brasil em 1989 no Brasil. “O país tem fronteiras abertas e o vírus selvagem, que é responsável pela doença, ainda circula em alguns continentes. A vacina é importante porque cria uma nuvem de proteção no país e continuaremos livres da paralisia”, analisa Castro.

Durante o período da campanha ainda será feita a vacinação contra a gripe em crianças de seis meses a dois anos de idade e também em gestantes. “A intenção é chamar quem fez a primeira dose em abril e fazer a segunda dose agora, e dar uma atenção para as gestantes, já que a meta de estabelecida pelo Ministério da saúde era de 80% e só alcançamos pouco mais de 70%”, explica a diretora.

Além disso, maiores de sete anos e mulheres entre 12 e 49 anos também poderão se vacinar contra o tétano e nas unidades de saúde e postos de saúde da família será possível atualizar a carteira de vacinação para os casos de atrasos nas vacinas.

Para fazer a vacinação é necessário levar o cartão de vacinação. “Se a pessoa tiver perdido o cartão, pode ir assim mesmo. O mais importante é vacinar” alerta. (Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias