plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Religiões afro-brasileiras dão um toque especial

Os negros chegaram ao Pará entulhados em navios negreiros para marcar a cultura local para sempre. Não diferente da miscigenação que ocorreu em todo o país, o Pará deve, e muito, às origens do continente que – di­zem alguns especialistas – já foi grudado

Os negros chegaram ao Pará entulhados em navios negreiros para marcar a cultura local para sempre. Não diferente da miscigenação que ocorreu em todo o país, o Pará deve, e muito, às origens do continente que – di­zem alguns especialistas – já foi grudado no Brasil há milhões de anos. Hoje, de fato, pode-se dizer que o brasileiro e o africano têm muito em comum. No Estado, é possível encarar a influência cul­tural da África na religião através de números. Em todo o Pará, esti­ma-se que 3.500 terreiros de reli­giões afro-brasileiras estejam em pleno funcionamento. Só em Be­lém, são 1.370.

São aproximadamente 240 comunidades quilombolas no Es­tado. Em um primeiro momento pode causar estranheza a existên­cia de um número tão significati­vo de comunidades descendentes de quilombos no Pará em função da ideia de que na Amazônia a es­cravidão não teve tanta relevân­cia. Porém, os homens e as mulhe­res quilombolas paraenses podem se orgulhar de suas várias con­quistas. Foi no município de Ori­ximiná que pela primeira vez uma comunidade quilombola re­cebeu o título coletivo de suas ter­ras, em 1995. E o Estado é um dos que mais concentra terras qui­lombolas tituladas.

>> Leia a matéria completa no hotsite da campanha Orgulho do Pará.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias