plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Temperos naturais ajudam a controlar a hipertensão

Muita gente exagera na quantidade e diz que é para realçar o sabor, mas o excesso de sal pode fazer mal à saúde. Além de evitar o uso do saleiro à mesa, o ideal é reduzir o consumo já no preparo dos alimentos. Segundo a nutricionista Camila Gracia do HCo

Muita gente exagera na quantidade e diz que é para realçar o sabor, mas o excesso de sal pode fazer mal à saúde. Além de evitar o uso do saleiro à mesa, o ideal é reduzir o consumo já no preparo dos alimentos.

Segundo a nutricionista Camila Gracia do HCor (Hospital do Coração), os brasileiros comem em média o dobro da quantidade de sal recomendada (5g de sal ou 2g de sódio por dia). "Há diferenças entre as regiões do país, mas o brasileiro consome cerca de 11 gramas de sal por dia."

Para os hipertensos, uma das medidas para diminuir a pressão é reduzir o consumo de sódio da alimentação. A pressão alta muitas vezes é vinculada ao sal, mas na verdade o sódio é o responsável. “Geralmente as pessoas acham que o sal é um ítem a ser controlado e o sódio é um outro ítem, mas eles devem ser controlados em conjunto, fazendo a conta de equivalência, onde 5g de sal são iguais a 2g de sódio".

Segundo Camila, a pessoa que está acima do peso e não tem uma alimentação saudável ingere muito sal, não pratica atividades físicas, consome bebida alcoólica em excesso é considerada por cardiologistas uma bomba relógio para a hipertensão arterial. Veja abaixo uma lista de alimentos que pode ajudar você a ter uma alimentação mais saudável.

Alimentos favoráveis

Temperos naturais, como alho, cebola, salsa, cebolinha, coentro, cominho, manjericão, orégano, pimenta, páprica, gengibre, canela, cravo, noz-moscada, cheiro verde e alecrim.

- Margarina cremosa sem sal e sem gorduras trans
- Alimentos feitos em casa com pouco sal
- Alimentos em lata conservados apenas no vapor

Alimentos desfavoráveis

Temperos industrializados ricos em sal, como caldos e extratos de carne ou galinha, catchup, mostarda, maionese, molho inglês e molho de salada industrializado.

Produtos industrializados como:

- margarina e manteiga com sal
- enlatados e conservas: milho, ervilha, palmito, azeitona, alcaparras etc.
- embutidos: salsicha, lingüiça, mortadela, presunto, salame e frios em geral
- queijos amarelos e gordurosos: prato, mussarela, provolone, parmesão etc.
- Sopas prontas, macarrão instantâneo, pratos congelados etc.
- Toucinho, bacon, bacalhau, carne seca
- Pastel, coxinha, esfiha, risoles, pizza etc.
- Amendoim, batata chips/palha, salgadinhos etc.

Cálcio e potássio

Além disso, pesquisas têm demonstrado a importância do cálcio e do potássio no controle da hipertensão. Por isso, mantenha a ingestão correta destes nutrientes diariamente, consumindo:

- três porções de frutas variadas, sendo pelo menos uma cítrica (laranja, mexerica, goiaba etc.)
- três porções de leite e derivados magros, como leite desnatado, iogurte light ou natural desnatado e queijo tipo minas frescal, ricota ou cottage
- duas porções fartas de verduras e legumes (mínimo 1 prato de sobremesa) no almoço e no jantar.

(eBAND)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias