plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Vacinação contra a gripe recomeça hoje

Começa hoje a campanha de vacinação contra a gripe em todo o território nacional, que segue até o dia 13 de maio. De acordo com a Divisão de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), meta é vacinar pelo menos 80% de um público formado p

Começa hoje a campanha de vacinação contra a gripe em todo o território nacional, que segue até o dia 13 de maio. De acordo com a Divisão de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), meta é vacinar pelo menos 80% de um público formado por 992.972 pessoas. Dados do Ministério da Saúde informam que 1.085.320 de doses foram disponibilizadas para 4.540 postos de saúde no Pará, sendo 92 na capital e 4.448 no interior.

“A vacina contra os vírus da gripe é fabricada de acordo com o monitoramento do Ministério da Saúde dos casos de gripe. O acompanhamento é feito através das unidades sentinela, que coletam material de pacientes gripados - secreções etc. - para saber que tipo de vírus estão circulando pelo país. Ano passado conseguiu-se vacinar no país 50% da população”, frisou Carlene Castro, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

Segundo ela, não há motivos para se preocupar com uma nova epidemia de casos da gripe H1N1, já que este é um vírus que veio e vai ficar no país, mas que, se não sofrer nenhuma mutação, os casos terão poucas possibilidades de aumentar e evoluir. “Na verdade qualquer tipo de gripe pode matar, por isso tem que ser bem diagnosticada e tratada e as pessoas devem comparecer as campanhas de vacinação para se imunizar”,completou Carlene.

Em Belém, as metas da Sesma são vacinar 36.075 serão imunizadas crianças de 6 meses a menores de 2 anos, 18.307 gestantes e 136.409 idosos. As crianças vão receber duas doses da vacina: a primeira será aplicada no período da campanha e a segunda 30 dias depois. Os demais grupos tomarão apenas uma vez. Em relação aos maiores de 60 anos, haverá a necessidade de atualizar a situação vacinal contra a difteria, tétano e febre amarela. Ressaltando ainda que devem ser vacinados desde os profissionais que atuam na atenção básica até os que trabalham no controle sanitário de viajantes nos postos de entrada dos portos, aeroportos e fronteiras.

Estão em funcionamento a partir desse primeiro dia de campanha 126 postos fixos em todas as unidades municipais de saúde, além de grandes magazines, supermercados e shoppings. São 70 postos volantes terrestres domiciliares, para aqueles pacientes que não podem se locomover. É necessário ir até o posto de saúde e agendar a visita para usufruir da vacinação. Para as populações ribeirinhas, 20 postos fluviais estão à disposição e nos hospitais são 31 postos prontos para vacinar pacientes internados.

O público da campanha foi ampliado com base em estudos, que mostraram que as complicações da gripe, como as pneumonias bacterianas, são mais comuns em idosos, crianças e gestantes. A Sespa ressaltou ainda que outros grupos, como crianças de 2 a 5 anos, doentes crônicos e adultos saudáveis de 20 a 39 anos, que receberam a vacina contra a gripe A no ano passado, não vão precisar se vacinar de novo porque já estão imunes.

A VACINAÇÃO

PARA QUÊ?
- A vacina protege contra os principais vírus da gripe A que circulam na região, o da Influenza A (H1N1) — também conhecido como gripe suína, a sazonal H3N2 e B. Brisbaine.
- Evita ainda as complicações da gripe - pneumonias bacterianas - ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes e hipertensão.

QUEM DEVE TOMAR?
- Toda a população de 60 anos ou mais, toda a população indígena (acima de seis meses de vida), crianças com idade entre 6 meses e menores de dois anos, grávidas em qualquer período gestacional e profissionais de saúde que atuem em todos os níveis de complexidade.

QUEM NÃO PODE?
- Não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo.
- Pessoas com deficiência na produção de anticorpos devem consultar o médico primeiro.

QUANDO E ONDE TOMAR?
- A campanha será entre 25 de abril e 13 de maio, sendo que o dia “D” da campanha é no sábado, 30 de abril.
- As vacinas estarão disponíveis em qualquer posto do Sistema Único de Saúde (SUS).

QUE DOCUMENTOS LEVAR?
- Quem foi vacinado nos anos anteriores deve levar o comprovante de vacinação.
- Caso não tenha a caderneta de vacinação, basta apresentar um documento de identidade. (Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias