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Ministro pede projeto para alternativas à BR-316

O trecho mais perigoso de uma rodovia federal do país - o da BR-316, entre os municípios de Belém e Benevides -, segundo levantamento feito no ano passado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), deverá ganhar um novo complexo vi

O trecho mais perigoso de uma rodovia federal do país - o da BR-316, entre os municípios de Belém e Benevides -, segundo levantamento feito no ano passado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), deverá ganhar um novo complexo viário para acabar com os engarrafamentos quilométricos que acontecem diariamente, prejudicando a vida de cerca de 2 milhões de moradores da Região Metropolitana de Belém.

Na semana passada, em Brasília, durante audiência com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, o deputado federal José Priante (PMDB-PA) apresentou a ideia da construção de duas rodovias, ambas com 25 quilômetros de extensão.

Uma das estradas seria paralela à BR-316, saindo de Benevides e que, ao entrar em Belém, seria ligada à avenida Perimetral até o Campus da UFPA, no Guamá, enquanto a outra, também partindo de Benevides, chegaria ao Outeiro.

As duas novas estradas desafogariam o complicado trânsito da região pela BR-316, hoje a única via de acesso e de saída de Belém e por onde trafegam diariamente cerca de 50 mil veículos.

Nascimento acolheu a iniciativa de Priante e determinou à Diretoria de Planejamento do Dnit a imediata elaboração de projetos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, além do projeto executivo rodoviário do complexo.

Esses projetos vão dar ao Ministério dos Transportes os subsídios necessários para avaliar o empreendimento, que o ministro considera plenamente viável dentro das metas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), da presidente Dilma Rousseff.

Em média 50 mil veículos trafegam diariamente pela BR-316. A estimativa é que as vias expressas reduziriam este tráfego em 70%. (Diário do Pará)

>> Leia a matéria completa no site do Diário do Pará

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