plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Dissidência não acredita em abertura política

A oposição cubana reagiu neste domingo em tom pessimista às mudanças econômicas e de limite de mandato no poder anunciados pelo presidente Raúl Castro. Em um longo discurso na abertura do VI PCC (Congresso do Partido Comunista), Castro, que governou a ilh

A oposição cubana reagiu neste domingo em tom pessimista às mudanças econômicas e de limite de mandato no poder anunciados pelo presidente Raúl Castro. Em um longo discurso na abertura do VI PCC (Congresso do Partido Comunista), Castro, que governou a ilha junto com seu irmão Fidel por 52 anos, recomendou no sábado limitar a um máximo de dos períodos de cinco anos o mandato dos principais dirigentes do PCC e o Estado.

"Se vão governar mais dez anos, continuarão arruinando o país; mais que um anúncio, é uma ameaça, outra década de castrismo ineficiente será arruinar mais o país", afirmou o ativista Elizardo Sánchez. Da mesma forma, pronunciou-se Berta Soler, uma das líderes das Damas de Branco, as esposas de ex-presos políticos.

"Aqui, em Cuba, não mudou nada, e as reformas de Raúl são cosméticas para que fique no poder o que resta a ele de vida", assinalou, em referência aos 80 anos que o presidente cubano completará em junho. Os moderados Manuel Cuesta Morúa e Oscar Espinosa Chepe, assim como o advogado René Gómez, acha, no entanto, que a medida é válida, apesar de tardia.

"Parece interessante, mas é uma limitação para o futuro, já que não diz respeito a eles", afirmou Cuesta, enquanto que Chepe a classificou de "positiva", mas se for eliminado o unipartidarismo previsto na Constituição. "É positivo em si mesmo, apesar de, obviamente, isso ser deixado para seus sucessores, pois a limitação para o próprio general Raúl Castro não faz sentido", acrescentou Gómez.

O presidente, que voltou a classificar os dissidentes de "mercenários a serviço de uma potência estrangeira", assegurou que não cederá as praças e as ruas à oposição, lugares em que "o povo defenderá sua revolução". "Nem nas ruas, nas praças, nem dentro das casas, isso confirma que não há nada a esperar desse congresso", afirmou Sánchez.

As Damas de Branco, que realizam passeatas dominicais pela libertação dos presos políticos e enfrentaram a agressão de simpatizantes do governo em várias ocasiões, asseguram que têm o direito de se manifestar "pacificamente e exigir a libertação dos presos". "É mais do mesmo, eles agem como se as pessoas que discordam do governo não fossem cidadãos cubanos", acusou Gómez. (eBAND)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias