plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Deputados comprovam que não houve mortes de bebês

Na tarde desta quarta-feira (6), a presidente da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, Maria do Carmo Lobato, recebeu a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, no próprio hos pital, para esclarecer informação divulgada pela imprensa local sobr

Na tarde desta quarta-feira (6), a presidente da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, Maria do Carmo Lobato, recebeu a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, no próprio hos pital, para esclarecer informação divulgada pela imprensa local sobre supostas mortes de 18 recém-nascidos por infecção, na maternidade.

"Não houve morte por infecção hospitalar. O número de óbitos exatos foi de dois no sábado (2) e um no domingo (3), e os bebês que morreram estavam abaixo do peso. Os números são aceitáveis pelos parâmetros do Ministério da Saúde. Se tivesse acontecido alguma anormalidade, como a disseminação de uma bactéria na área de Neonatologia, as medidas de controle seriam imediatas", afirmou Maria do Carmo Lobato.

Estiveram na Santa Casa a presidente da Comissão de Saúde, deputada Josefina Carmo, e os demais membros - deputados Edmilson Rodrigues (PSol), José Maria Melo (PT), Bernadete Ten Caten (PT), José Megale (PSDB), Ana Cunha (PSDB) e Raimundo Santos (PR). O deputado Airton Faleiro (PT) não é membro da Comissão, mas participou da visita e da reunião com a presidente da instituição.

"Pudemos ver as instalações e condições de atendimento e, na reunião, recebemos um relatório mostrando o que aconteceu. Também solicitamos um relatório detalhado de cada caso e pedimos que a Santa Casa nos envie um relatório mensal, para acompanharmos os dados. Eles se comprometeram em nos manter informados", disse a deputada Bernadete Ten Caten.

Maria do Carmo Lobato enfatizou que no caso de infecção as medidas de controle são imediatas. Segundo ela, o boato sobre as mortes de bebês começaram sem uma apuração criteriosa dos fatos. "Nós lidamos com o mais importante, que é a vida humana. Então, para nós o acompanhamento dos dados de infecção hospitalar é muito importante e realizado com muita seriedade", afirmou.

A presidente informou, ainda, que o número de óbitos registrados no hospital está abaixo dos índices aceitáveis para um serviço dessa complexidade, voltado geralmente a pacientes de risco. Segundo ela, até 6% de mortes é aceitável, de acordo com parâmetros do Ministério da Saúde. Na Santa Casa, informou, essa média varia entre 3 e 4,5%.

Segundo Maria do Carmo Lobato, muitas mães apresentam gestação de risco por conta de um pré-natal incorreto. A maioria das mulheres que procuram a maternidade tem entre 13 e 39 anos.

Atualmente, a Santa Casa dispõe de 107 leitos na área de Neonatologia, a maior do Brasil. Por mês, são realizados cerca de 600 partos, incluídos entre mais de 5 mil atendimentos. O hospital dispõe de 371 leitos, distribuídos pelas unidades de Obstetrícia, Neonatologia, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Pediatria. (Ag. Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias