plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Banco de leite da Santa Casa precisa de doações

O Banco de Leite do Hospital Santa Casa de Misericórdia do Pará está precisando de doação de leite materno, que ajuda a alimentação de crianças internadas na maternidade, cujas mães não podem ama mentar. Para os recém-nascidos que necessitam de leite huma

O Banco de Leite do Hospital Santa Casa de Misericórdia do Pará está precisando de doação de leite materno, que ajuda a alimentação de crianças internadas na maternidade, cujas mães não podem ama mentar. Para os recém-nascidos que necessitam de leite humano para sobreviver, a doação de leite é fundamental, pois contribui para melhorar a saúde do bebê e, consequentemente, reduzir a mortalidade infantil.

O leite doado vai para o banco de leite, onde passa pelo processo de pasteurização. O leite alimenta bebês prematuros e aqueles internados no Centro de Tratamento Intensivo Neonatal e no berçário.

Podem ser doadoras mulheres que produzem um volume de leite além da necessidade diária de seus filhos. A doadora, além de apresentar excesso de leite, deve ser saudável, não usar medicamentos que impeçam o aproveitamento do leite.

Para doar basta entrar em contato com o Banco de Leite Humano da Santa Casa, telefonando para os Bombeiros da Vida (parceiros da maternidade), que coletam os frascos na residência da doadora. O contato é pelos fones: 0800-7272057 e 4009-2311/2212.

Orientações para preparar o frasco e coletar o leite

Escolher um frasco de vidro com tampa plástica - pode ser de café solúvel ou maionese;

Retirar o rótulo e o papelão que fica sob a tampa e lavar com água e sabão, enxaguando bastante;

Colocar em uma panela o frasco e a tampa. Cobrir com água, deixando ferver por 15 minutos (contar o tempo a partir do início da fervura);

Escorrer a água e colocar o frasco e a tampa para secar de boca para baixo, em um pano limpo;

Deixar escorrer a água do frasco e da tampa, sem enxugar. O vidro poderá ser usado quando estiver seco.

Preparação para retirar o leite humano (ordenha)

O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias. Ao retirar o leite é importante seguir algumas recomendações, que garantem a qualidade do leite humano distribuído aos bebês hospitalizados:

Escolher um lugar limpo, tranquilo e longe de animais;

Prender e cobrir os cabelos com touca ou lenço;

Evitar conversar durante a retirada do leite, ou utilizar uma máscara ou fralda para cobrir o nariz e a boca;

Lavar as mãos e antebraços com água e sabão e secar com toalha limpa.

Como retirar o leite

Massagear as mamas suavemente, com movimentos circulares. Depois, colocar os dedos polegar e indicador no local onde começa a aréola (parte escura da mama), firmar os dedos e empurrar para trás em direção ao corpo, comprimindo um dedo contra o outro. Repetir esse movimento várias vezes, até o leite começar a sair. Desprezar os primeiros jatos ou gotas e iniciar a coleta no frasco.

Quem tiver dificuldade para retirar o leite deve procurar apoio no Banco de Leite Humano da Santa Casa, mandar um e-mail para [email protected] ou ligar para 0800-7272057/4009-2311/2211.

Como guardar o leite retirado para doação

O frasco com o leite retirado deve ser armazenado no congelador ou freezer, podendo ficar congelado por até 15 dias.

Na próxima retirada é preciso utilizar outro recipiente esterilizado e, ao terminar, acrescentar este leite ao frasco que está no freezer ou congelador. O leite doado, após passar por um processo que envolve seleção, classificação e pasteurização, é distribuído aos bebês atendidos na Santa Casa. (Ascom/Santa Casa)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias