plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Bettina Ferro realiza Mutirão da Catarata

O Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizará o Mutirão da Catarata neste sábado, dia 19 de março. O objetivo é atender o maior número de pessoas possível, acima de 55 anos de idade e nunca  opera

O Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizará o Mutirão da Catarata neste sábado, dia 19 de março. O objetivo é atender o maior número de pessoas possível, acima de 55 anos de idade e nunca operadas da doença. O atendimento acontecerá ao longo do sábado, mas o acesso das pessoas pelos portões da UFPA será permitido das 7h às 12h, impreterivelmente.

A mestre em Enfermagem Cristina Mitiko, da equipe de coordenação do Mutirão, ressalta o diferencial na ação deste ano: as pessoas que passarem pela triagem e tiverem catarata farão, no mesmo dia, os exames pré-operatórios e sairão do Hospital com a cirurgia agendada. “As pessoas vão se submeter a uma triagem para selecionar somente as que tiverem catarata. Não haverá prescrição de óculos ou diagnóstico, nem tratamento de outras doenças oculares,” ressalta Cristina Mitiko.

Cidadania - O diretor geral do HUBFS, professor doutor Paulo Amorim, considera que o mutirão é uma possibilidade de a UFPA e o Bettina Ferro ajudarem no processo de cidadania da população, principalmente no das pessoas mais carentes. “É um apoio efetivo ao processo de cidadania e ao direito à saúde, tendo como vertente a preocupação com o resgate e a garantia da qualidade de vida do paciente.”

Para atender aos usuários, o Hospital Bettina possui cerca de 40 pessoas, parte de uma equipe multiprofissional bastante experiente. Elas vão utilizar métodos modernos, como o uso do aparelho de facoemulsificação.

As cirurgias marcadas serão realizadas até julho deste ano. Os procedimentos acontecem no Centro Cirúrgico e não exigem internação dos pacientes, que ficam em observação no Hospital Dia, dentro do próprio Bettina, e voltam para casa algum tempo depois da cirurgia. Um pouco mais tarde, eles retornam para acompanhamento médico.

Segundo o coordenador do Serviço de Oftalmologia do HUBFS, professor e mestre Eduardo Braga, o único tratamento para catarata é o cirúrgico. “A cirurgia é segura, rápida e feita sob anestesia local, isto é, substitui-se o cristalino danificado por uma lente artificial que recuperará a função perdida”. Os resultados são animadores e a recuperação, rápida.

A ação é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Quem não for encaminhado para a cirurgia no mutirão da Catarata deve procurar atendimento de rotina no Sistema Único de Saúde (SUS) para buscar tratamento das demais patologias.

Documentos - Para participar, basta levar, no dia da ação, os documentos originais de Registro Geral, CPF, comprovante de residência do município em que mora e cartão do SUS. Caso não tenha este último, não há problema. É importante, ainda, a pessoa estar acompanhada.

Último Mutirão - Mais de 1,2 mil pessoas, entre idosos e acompanhantes, compareceram no último Mutirão da Catarata realizado pelo HUBFS no dia 22 de maio de 2010, no Hospital. Durante a ação, 600 idosos foram avaliados. Destes, 288 não tinham catarata e 312 poderiam ter. Foi o que constatou a biomicroscopia, exame que triou quem poderia ter ou não a doença. Mas para confirmar, de fato, se os 312 idosos tinham catarata ou outra patologia, a equipe médica do Hospital realizou o exame de mapeamento de retina. Resultado: 199 pessoas estavam com catarata e 113 apresentavam outras doenças da visão. Todas que tiveram o diagnóstico da catarata confirmado já realizaram a cirurgia. (Ascom Bettina)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias