plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Laudo aponta erro de cálculo no Real Class

O laudo técnico  produzido pelo Grupo de Análise Experimental de Estruturas e Materiais da UFPA apontou erro de cálculo na construção do prédio Real Class, que desabou há 39 dias na Travessa 3 de Maio, no bairro de São Brás, em Belém. A afirmação foi dada

O laudo técnico produzido pelo Grupo de Análise Experimental de Estruturas e Materiais da UFPA apontou erro de cálculo na construção do prédio Real Class, que desabou há 39 dias na Travessa 3 de Maio, no bairro de São Brás, em Belém. A afirmação foi dada pelos engenheiros da universidade na tarde desta sexta-feira (11) durante coletiva de imprensa. O estudo foi encomendado pelo CREA e entregue na manhã de hoje.

Segundo o laudo, o prédio não suportou a força do vento e o peso da estrutura de concreto já construída. Além dos pilares do térreo que eram estreitos demais, apresentando ruptura bruscas e fissuras.

O resultado será encaminhado pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) a Câmara Especializada de Engenharia Civil, que vai apurar o caso e tomar as devidas providências. Uma delas pode ser a cassação da licença do engenheiro que fez o cálculo.

Em nota a Real Engenharia informou que ainda não recebeu o documento elaborado por professores da Faculdade de Engenharia Civil do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará, contendo laudo com os resultados da investigação feita para identificar as causas do acidente do edifício Real Class.

A nota também diz que a Real acatará as conclusões de ordem científica. Porém, só se manifestará após conhecer, em conjunto, o teor do laudo contratado pelo CREA-PA e os laudos de outras duas investigações que estão em andamento no âmbito da própria empresa e do Centro de Perícias do Instituto Renato Chaves.

Entenda o caso

O edifício Real Class desabou no dia 29 de janeiro de 2011, deixando três pessoas mortas. Entre elas, dois operários e um senhora que vivia em uma casa ao lado do prédio. (Sâmia Maffra, DOL)

Leia a íntegra do laudo:

"Aos 11 dias de março de 2011, às 9 horas da manhã, foi entregue ao CREA Pará o laudo pericial elaborado pelo grupo de análise experimental de estruturas e materiais da Universidade Federal do Pará, feito com o objetivo de indicar as causas que levaram o edifício Real Class ao colapso no dia 29 de janeiro de 2011.

Após analizar (sic) os projetos de arquitetura, estrutura, fundações, laudos de sondagem e a realização de ensaios em amostras de aço e concreto colhidos no local, esta equipe técnica concluiu que:

* O concreto e o aço empregados na estrutura apresentavam resistências compatíveis com as recomendadas pelas normas brasileiras;

* As fundações foram corretamente projetadas considerando-se as cargas informadas no projeto estrutural;

* Considerando as recomendações normativas para dimensionamento de estruturas de concreto, para carregamentos verticais e para o vento, observou-se que o projeto estrutural não atendia tais recomendações, sendo a situação mais crítica referente à atuação do vento;

* Para a situação de colapso, caso de construção, observou-se que as fundações apresentavam resistência significativamente superior, descartando-se a hipótese de que o colapso tenha se iniciado por esgotamento de sua capacidade resistente;

* Ainda para o caso de construção, verificou-se que diversos pilares no nível do pavimento térreo não apresentavam resistência compatível com os esforços atuantes, com alguns apresentando ruptura brusca, sem avisos (fissuras);

Sendo assim, esta equipe concluiu que o colapso ocorreu por problemas de concepção estrutural e que o colapso do edifício ocorreu quando a estrutura foi submetida a uma combinação elevada de carregamentos verticais e horizontais."

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias