plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Terremoto no Japão marca 8,9° e provoca tsunami

Segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), o terremoto que atingiu a costa nordeste do Japão nesta sexta-feira (11) alcançou magnitude de 8,9 graus na escala Richter, embora as autoridades japonesas tivessem avaliado previamente em 7,9 graus

Segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), o terremoto que atingiu a costa nordeste do Japão nesta sexta-feira (11) alcançou magnitude de 8,9 graus na escala Richter, embora as autoridades japonesas tivessem avaliado previamente em 7,9 graus.

O USGS informou em seu site que o potente tremor que balançou edifícios em Tóquio foi sucedido por duas réplicas, ambas de 6,4 graus.

O tremor principal aconteceu às 14h46, horário local (2h46, horário de Brasília) com epicentro a 130 quilômetros de Sendal, nas ilhas Honshu, e profundidade de 24,4 quilômetros, na mesma região onde há dois dias ocorreu um terremoto de 7,3 graus, o qual não deixou vítimas.

Com o tremor, ondas de 10 metros arrasaram a costa de Sendai, capital da província de Miyagi, nordeste do Japão, carregando barcos, carros e até construções. A ilha japonesa de Odaiba também foi bastante atingida. O tremor deu-se a 380 quilômetros a nordeste de Tóquio, a 125 quilômetros da costa oriental, à profundidade de 10 quilômetros.

Segundo a agência japonesa de notícias Kyodo, autoridades oficiais da província de Miyagi informaram que há vários feridos na região. A emissora de TV local NHK transmitiu imagens que mostram colunas de fumaça saindo de edifícios na ilha de Odaiba, na baía de Tóquio.

Um alerta de alto risco de tsunamis foi emitido pela Agência Meteorológica do Japão, com possibilidade de ondas com até seis metros em Miyagi e de até três metros em Iwate. Os habitantes que se encontram perto do litoral destas regiões foram orientados a ir para terrenos elevados.

A mesma recomendação foi lançada nas províncias de Fukushima, Ibaraki e Aomori, além da costa da província de Chiba, próxima a Tóquio. O Centro do Pacífico estendeu o alerta à Rússia, Austrália, ilhas Fiji, Nicarágua, ilhas Marianas do Norte, ilha de Guam, Taiwan, Filipinas, Indonésia e Havaí.

O terremoto foi um dos mais fortes dos últimos anos. Em Tóquio, moradores saíram assustados às ruas quando os alarmes dos edifícios dispararam por conta do tremor. As linhas de telefonia celular foram interrompidas e os serviços do "shinkansen", o trem-bala japonês, foi paralisado em todo o país.

TERRITÓRIO DE RISCO

O Japão é situado no "anel de fogo do Pacífico", por isso sofre frequentes terremotos, mas raramente causam vítimas devido às rígidas normas de construção vigentes no país.

Após o terremoto que ocorreu há dois dias, a Agência Meteorológica japonesa advertira que durante uma semana poderia haver réplicas que, porém, foram estimadas com intensidade máxima de 4, pela escala japonesa. (DOL, com informações do Estadão)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias