plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Prefeito contesta reportagem do Fantástico

O Diário Online recebeu esclarecimentos da Prefeitura de São Sebastião da Boa Vista a respeito de reportagem veiculada no último domingo (27), pelo programa Fantástico, da Rede Globo. A reportagem abordou supostos desvios de recursos públicos em município

O Diário Online recebeu esclarecimentos da Prefeitura de São Sebastião da Boa Vista a respeito de reportagem veiculada no último domingo (27), pelo programa Fantástico, da Rede Globo. A reportagem abordou supostos desvios de recursos públicos em municípios do interior do Brasil, em especial no que refere à saúde. O programa também denunciou a destinação inadequada de medicamentos e a estocagem de vários remédios fora do prazo de validade.

O prefeito de São Sebastião da Boa Vista, Getúlio Brabo, reconhece vários problemas do município, mas afirmou que, da forma que as imagens foram editadas, problemas relativos a outros municípios pareciam ser de Boa Vista. Ele cita, como exemplo, o caso das seringas e medicamentos encontrados no lixo de outra cidade, mas que a matéria jornalística fez parecer que eram de Boa Vista.

“A matéria do Fantástico misturou as realidades dos municípios. Temos vários problemas, mas já conseguimos superar muitos desafios que outros municípios ainda possuem”, afirmou Getúlio.

De acordo com o prefeito, o lixo hospitalar produzido no hospital municipal é colocado em caixas Descartex (amarelas) e posteriormente incinerado em local seguro. Getúlio afirma que as imagens do lixo saindo do hospital eram restos de alimentos, copos descartáveis e material higiênico, e que as seringas mostradas na reportagem foram encontradas em outro município. Para o prefeito, a edição não deixou claro isso. “Quem viu, achou que era de Boa Vista”.

De acordo com a prefeitura, a reportagem também teria falhado em relação à denúncia sobre o médico-cirurgião Itamar Cardoso. Segundo Getúlio, ele atende das 8h às 10h (consultas ambulatoriais) e das 10h às 12h (ultrassonografia-SUS) e das 14h às 18h retoma as consultas ambulatoriais. Nos demais horários, ele ficaria de sobreaviso. O prefeito contesta a reportagem afirmando que “o Dr. Itamar Cardoso recebeu a equipe de TV para esclarecimentos, no entanto estas imagens não foram mostradas na edição final do programa”.

EDUCAÇÃO E COLETA DE LIXO

Em relação à Escola Magalhães Barata, mostrada como exemplo de descaso com a educação, Getúlio esclarece que se trata de uma antiga escola estadual, repassada ao município através de processo de municipalização em março de 2010. Os problemas apontados na reportagem demandariam uma grande reforma, o que será objeto de audiência entre o prefeito municipal e os secretários estadual e municipal de educação, nesta quinta-feira (3), em Belém.

Quanto à destinação do lixo, o prefeito se defende dizendo que é um problema enfrentado por todos os municípios do Marajó já que estariam localizados em área alagadas, o que dificulta encontrar um espaço adequado para o acúmulo de destinação de resíduos sólidos. Segundo Getúlio, a prefeitura já está providenciando projetos para solução do problema, que considerem essa condição ambiental da várzea marajoara.

Getúlio reconhece o problema em relação ao matadouro. Informou está encaminhando o problema com base num Termo de Ajuste de Conduta (TAC), assinado pela prefeitura para a adequação do matadouro. Mas afirmou que ainda é uma solução paliativa. Para ele, a solução definitiva está acima da capacidade financeira do município, pela enorme estrutura que demandaria. Para resolver o problema, estaria sendo discutido um consórcio intermunicipal, para construção de um matadouro que serviria aos cinco municípios vizinhos.

Por fim, Getúlio Brabo ressaltou que, com relação às suas contas como prefeito municipal, em momento algum foi levantado qualquer tipo de incorreção, até porque assumiu a prefeitura em meados do ano passado, e que sequer foi auditado CGU.
(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias