plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
TECH

Parque de Ciência e Tecnologia inaugura hoje

O Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (PCT-Guamá), uma iniciativa da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Governo do Estado, inaugura nesta terça-feira, 28, a infraestrutura urbana da obra, começada em 2010. Trata-se de uma inauguração inicial, qu

O Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (PCT-Guamá), uma iniciativa da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Governo do Estado, inaugura nesta terça-feira, 28, a infraestrutura urbana da obra, começada em 2010. Trata-se de uma inauguração inicial, que consiste na liberação da primeira fase das obras previstas para o complexo, a qual inclui pavimentação e calçamento das vias, os sistemas de esgotamento sanitário e iluminação pública, além do pórtico de entrada, a instalação de cabos de telefonia, de fibras ópticas e do reservatório de água. A cerimônia de inauguração ocorrerá a partir das 18h, na entrada principal do Parque, com a presença da governadora Ana Júlia Carepa e de representantes da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Pará, da Fundação de Ciência e Tecnologia do Guamá, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e da UFPA.

O PCT-Guamá tem um total de 72 hectares, dos quais 25 hectares de área a ser construída. A Fundação de Ciência e Tecnologia do Guamá é uma organização sem fins lucrativos, criada para gerir o parque. De acordo com o diretor-presidente da Fundação, professor Antônio Abelém, ficam para uma segunda fase de obras, a construção do complexo administrativo, composto pelo Condomínio Empresarial, a Incubadora de Empresas, e o próprio prédio que vai abrigar a Fundação Guamá, provisoriamente instalada no Centro de Eficiência Energética (CeaAmazon), uma das estruturas laboratoriais que compõe o Parque. As obras estão sendo realizadas com recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e têm a previsão de entrega final para julho de 2011.

Inovação
Segundo Antonio Abelém, o PCT-Guamá é um empreendimento que consiste na criação de um ecossistema de inovação. “A idéia é conferir um efetivo suporte para empresas e laboratórios que queiram se beneficiar desse ecossistema, tanto para prestar serviços quanto para usufruir dos serviços de parceiros para, com isso, crescer em seus negócios”, explica o diretor-presidente. Além dos serviços básicos como os de telecomunicações, transportes, água e luz, o Parque fornecerá às empresas e laboratórios, nele sediados, assessorias, orientações, consultorias e outros tipos de apoio, como orientação para encontrar investidores dispostos a incentivar idéias inovadoras, certificações, entre outros.

As empresas e laboratórios poderão se “hospedar” no Parque, em lotes ou em salas, por meio de editais, que serão amplamente divulgados. Nos lotes, os interessados terão que fazer a construção de sua infraestrutura de forma independente da infraestrutura do Parque (é o caso do CeaAmazon, construído em parceria com a Eletrobrás; e do Laboratório de Alta Tensão, em parceria com a FINEP). As salas do Condomínio Empresarial serão disponibilizadas já com a infraestrutura Básica e servirão para hospedar empresas de menor porte. Ao todo, cerca de 50 lotes e 72 salas serão disponibilizados.

Futuro
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais já está instalado no Parque. Há parceria já firmada com a Empresa Brasileira Agropecuária (Embrapa); e parceria sinalizada com empresa Vale, para sediar no Parque o Instituto Tecnológico Vale. Além disso, até o momento, já estão sediados em lotes e em funcionamento os seguintes laboratórios: o CeaAmazon, Centro de Eficiência Energética da Amazônia, composto das unidades de Tecnologias Avançadas em Eficiência Energética para Sistemas Motrizes Industriais; Tecnologias Avançadas em Instalações Elétricas; Aferição de grandezas industriais – pressão, temperatura e vazão; Conforto Ambiental; Modelagem e Simulação em Eficiência Energética; Análises Físico-Químicas; Qualidade da Energia e Refrigeração; do Laboratório de Qualidade do Leite e Laboratório de Alta Tensão.

Dentre os laboratórios que deverão ser instalados futuramente no Condomínio Empresarial estão os de Óleos Vegetais e Derivados; de Referência em Fitossanidade e Manejos; de Engenharia Biológica; de Sensores e Sistemas Embarcados; de Instrumentação para Produtos Agroindustriais; de Biotecnologia da Amazônia, Centro de Inovação Mobiliário, dentre outros. (ASCOM UFPA)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias