plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Procissão e Marujada marcam festa de São Benedito

Bragança ganha um colorido especial neste domingo (26) com a procissão de São Benedito e a tradicional Marujada, elemento folclórico da festividade do santo. A procissão começou às 16h com saída da Igreja de São Benedito e percorreu quatro quilômetros das

Bragança ganha um colorido especial neste domingo (26) com a procissão de São Benedito e a tradicional Marujada, elemento folclórico da festividade do santo. A procissão começou às 16h com saída da Igreja de São Benedito e percorreu quatro quilômetros das principais ruas do centro da cidade, chegando ao mesmo local de partida. Já a Marujada ocorreu hoje de manhã e reuniu marujos, marujas e milhares de turistas no Teatro Museu da Marujada.

A festividade começou no dia 18 de dezembro tendo seu ápice hoje, com uma missa na igreja de São Benedito, às 8h. Em seguida a Marujada até as 12h. Depois, foi realizado o tradicional almoço ofertado por um dos juízes da festa. E agora a tarde a procissão.

Marujada

A Marujada começou com os escravos no final do século 18 e hoje é indissociável da festividade de São Benedito. A dança, de liderança feminina, é carregada de simbolismo, cores e tem 213 anos de história. No ano passado, a dança começou a integrar o patrimônio cultural e artístico do Estado.

As danças que compõem a Marujada são a roda, o retumbão, o chorado, o xote, a mazurca, a valsa e a contradança, executadas ao vivo pelo grupo regional da marujada com os seguintes instrumentos: rabeca, banjo, tambor e reco-reco.

Nessas danças, o papel dos homens é invertido: quem tira o cavalheiro para dançar é a maruja. E no contexto, uma das brincadeiras mais frequentes das mulheres é fingir convidá-los para dançar e, em seguida, disfarçar a menção num lampejo irônico e cheio de bom humor. (DOL)






VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias