plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Peemedebistas protestam com ausência na cerimônia

Os deputados estaduais e federais eleitos pelo PMDB não compareceram à solenidade de diplomação. A ausência foi um protesto contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que manteve o resultado das eleições ao Senado após a cassação do registro do

Os deputados estaduais e federais eleitos pelo PMDB não compareceram à solenidade de diplomação. A ausência foi um protesto contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que manteve o resultado das eleições ao Senado após a cassação do registro do presidente da legenda no Pará, Jader Barbalho, que teve mais de 1,8 milhão de votos, foi o segundo colocado (atrás do tucano Fernando Flexa Ribeiro), mas perdeu o mandato por ter renunciado ao cargo de senador em 2001. No lugar de Jader, foi diplomada a candidata do PSol, Marinor Brito, que teve 727,5 mil votos.

O PMDB elegeu quatro deputados federais: Wladimir Costa, Elcione Barbalho, José Priante e Asdrúbal Bentes, e fez uma bancada de oito estaduais (Simone Morgado, Martinho Carmona, Francisco Melo, Parsifal Pontes, Antônio Rocha, Paulo Jásper, Nilma Lima e Josefina Carmo). Nenhum deles compareceu ao evento.

Por meio de seu blog, o prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, também do PMDB, explicou as razões do protesto. “Partidos lutam por causas e seus integrantes possuem ideais, a despeito dos que tentam reduzir isso ao monotemático fisiologismo. O que move os que se unem em torno de uma legenda está bem acima disto. E é o que perpassa no alto que levará o PMDB do Pará, hoje (ontem), a não participar da solenidade do TRE de diplomação dos eleitos. Os eleitos de nosso partido farão um protesto silencioso para repudiar o atentado que o partido está sofrendo. O PMDB e a democracia”.

O presidente do TRE, João Maroja, disse que o protesto é legítimo e que não considerou que o ato tenha sido desrespeitoso ao Tribunal. “De maneira nenhuma. É um direto, por que não? Temos que respeitar as manifestações de cada um. Só lamentei porque queria dar um abraço em cada um deles”, disse Maroja, explicando que a ausência no evento de ontem não será empecilho para a posse. “Isso não vai empatar de serem diplomados e em nada afetará a posse em 1º de fevereiro”.

Os deputados poderão receber os diplomas no TRE, a partir do dia 7 de janeiro, quando o presidente voltará do recesso. (Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias