O Ministério da Saúde divulgou ontem o estudo “Saúde Brasil 2009”, um diagnóstico completo sobre a situação da saúde no país. Segundo os dados levantados, as mortes por violência e acidentes continuam sendo um dado preocupante, já que 83,1% das vítimas são homens. Belém está entre as cinco capitais que apresentaram os maiores coeficientes de homicídios, com 50,3 óbitos por 100 mil habitantes.
O estudo mostra que os homens correm cinco vezes mais risco de morrer de forma violenta do que as mulheres. Belém também está entre as cinco capitais onde se registram as taxas mais elevadas de mortalidade para o sexo masculino, com 100,3 mortes para cada 100 mil habitantes.
Além disso, os homens respondem por 70% das internações hospitalares e por 65% dos atendimentos de emergência por causas externas. Considerando o risco de morrer por agressão com arma de fogo, a probabilidade foi 16,7 vezes maior entre os homens.
Para eles, as principais causas de morte violenta foram as agressões (40,6% do total), especialmente as provocadas por armas de fogo (29,4%). Em seguida, estão os acidentes de trânsito (26,9%), especialmente com motocicletas (6,9%).
Ainda segundo o estudo, as chamadas causas externas representaram 12% do total de mortes ocorridas no Brasil em 2008, atrás apenas das doenças do aparelho circulatório e do câncer. Leia mais no Diário do Pará.
02/03/2012 | Novo horário do INSS não fez diferença
02/03/2012 | Ministro dá aval para obras na BR-316
02/03/2012 | Governo libera R$ 2 mi para habitação
02/03/2012 | Conciliação entre Sisbel e Prefeitura será no dia
02/03/2012 | Tocantins atinge 10,6 metros e inunda cidade
