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Novo sistema realça falhas no serviço da Cosanpa

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) utilizará, a partir do próximo dia 06 de dezembro um novo sistema em que os leituristas, além de fazer o cálculo do consumo do hidrômetro, entregarão a conta de água registrada na mesma hora, utilizando um apare

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) utilizará, a partir do próximo dia 06 de dezembro um novo sistema em que os leituristas, além de fazer o cálculo do consumo do hidrômetro, entregarão a conta de água registrada na mesma hora, utilizando um aparelho smartphone e uma impressora portátil.

Segundo o diretor comercial da Cosanpa, Gilberto Drago, o processo agiliza e promove a transparência da conta, já que a pessoa pode acompanhar o consumo na mesma hora. “Há uma redução de custos, pois se diminui o número de pessoas na central de atendimento reclamando de contas não recebidas, ou atrasadas, e também com o custo logístico da entrega das contas”, explica. “Isso torna a entrega mais rápida e evita entrega fora do prazo”. Somente com os equipamentos e softwares, foram gastos R$ 320 mil.

Hoje a companhia atende 252 mil residências na Região Metropolitana de Belém. Drago diz que atualmente aproximadamente 15 mil consumidores deixam de receber a conta de água em casa. “Essas contas retornavam por problemas na entrega”, garante. São 60 leituristas para atender as residências.

Quem não possui o hidrômetro, receberá a conta impressa da mesma maneira, pagando a tarifa estimada que já paga hoje. “Caso a pessoa não esteja em casa, a conta é enviada por baixo da porta ou posta na caixa de correio”, promete o diretor.

A Cosanpa promete entregar a conta e fazer a leitura com até dez dias de antecedência do vencimento da conta. A operação começará em 10 bairros: Batista Campos, Campina, Jurunas, Cremação, Cidade Velha, Umarizal, Reduto, Guamá, Nazaré e Marco.

De acordo com Drago, essa operação já é feita em várias capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Gilberto afirma que quem tiver com problemas no hidrômetro ou notar mudanças no consumo deve procurar os locais de atendimento ou o 0800. “Todos os consumidores vão receber um informativo explicando o novo sistema”, promete. Leia mais no Diário do Pará.

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