Busca

Versão móvel do Diário Online

Fechar

Buscar por:

Filtro:

Escolas particulares devem cobrar 7% a mais

Quinta-Feira, 02/12/2010, 02:26:08
Tamanho da fonte: A- A+

O Pará é o único Estado brasileiro a definir, por meio de acordo, o reajuste das mensalidades escolares. A política democrática, entretanto, pode ser interrompida este ano. Sem nenhuma reunião oficial entre os representantes dos órgãos de defesa do consumidor, do sindicato das escolas particulares e da associação de pais, que deve acontecer no próximo dia 10, o novo valor continua incerto.

“Estamos aguardando a divulgação do índice de inflação e do INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor) referentes a 2010”, explica o presidente da Associação dos Pais e Alunos de Escolas Particulares (Apaiepa), Hilton Durães. Segundo ele, além desta espera, o acordo ainda não foi oficializado porque as instituições aguardam o período de transição de governo, em que o novo secretário de Justiça será o responsável pela dinâmica seguida pelo Procon nos próximos anos.

“Esperamos alcançar 6%, que seria uma média satisfatória para os dois lados. Caso não seja possível, acreditamos que o percentual não ultrapasse 9%”, avalia Durães.

O indicativo é confirmado pela vice-presidente do Sindicato das Escolas do Pará, Suely Menezes. “A expectativa é de que o reajuste fique em torno de 7%, contudo ainda não podemos garantir nada, uma vez que não fomos convidados para nenhuma reunião”, afirma.

Sem os valores definidos, o sindicato tem orientado as escolas a aplicar o reajuste de 7% nas matrículas e mensalidades efetuadas a partir de dezembro. Mesmo com a demora no consenso entre as partes, Suely espera que a mobilização aconteça em breve. “Há mais de 10 anos o Pará já efetua essa parceria e até o momento a política disciplinadora e facilitadora tem sido bem aceita pelo mercado estadual”, diz. Leia mais no Diário do Pará

Que nota você dá para esta notícia?
Comentar
Aviso Importante: Os comentários publicados não refletem a opinião deste site. Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade dos seus autores. Não serão publicados comentários totalmente em letras maiusculas (caixa alta). O site reserva-se o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional também serão excluídos.

Notificar erro

Compartilhar por email