plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Bolsistas reclamam de atraso no pagamento

Estudantes de graduação, pós-graduação, iniciação científica e ensino técnico básico que recebem bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará, reclamam que o valor da bolsa, que deveria ser liberado no início deste mês, ainda não foi pago. Os

Estudantes de graduação, pós-graduação, iniciação científica e ensino técnico básico que recebem bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará, reclamam que o valor da bolsa, que deveria ser liberado no início deste mês, ainda não foi pago. Os estudantes estão preocupados, pois ao entrar em contato com a Fapespa, a informação que têm é de que não há verba e nem previsão de pagamento.

“Quando comecei a receber bolsa pela Fapespa, há dois anos, caía sempre no dia 5. Depois passou a atrasar e a data de pagamento mudou para o dia 21, mudei até a data de vencimento das minhas contas. Recebi a bolsa de outubro, mas a deste mês ainda não. Tenho um filho e estou sem dinheiro para pagar as contas este mês”, conta a estudante de mestrado Paloma dos Santos, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

“É estranho ter dinheiro para pagar as bolsas durante todo o ano e logo depois das eleições para o governo, não tem verba”, desabafa Paloma. A mestranda conta ainda que a Fapespa culpa a Secretaria da Fazenda (Sefa) pelo não-pagamento das bolsas: “Eles dizem que mandam a lista de pagamento para a Sefa e lá ainda não foi efetuado o pagamento”.

Outro bolsista prejudicado com o atraso do pagamento é Walmir Portal. O estudante de graduação da UFPA chegou a ficar três meses sem receber o valor da bolsa de iniciação científica. “Fiquei três meses sem receber, quando recebi novamente, no mês passado, pensei que a situação fosse regularizar”, explica Walmir, que está com pagamento da bolsa atrasado novamente.

A reportagem do DOL entrou em contato com a assessoria de imprensa da Fapespa, que informou já ter passado a solicitação de esclarecimento da situação para a Diretoria e disse que enviará um posicionamento em breve.

FAPESPA

Criada através da Lei Complementar Nº 061, de 24 de julho de 2007, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa) tem como objetivo fomentar a pesquisa e fortalecer o sistema regional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

Através do lançamento de editais para a concessão de bolsas aos pesquisadores e estudantes do ensino superior, da pós-graduação, do ensino técnico e básico, a Fapespa se constitui em um marco histórico, que deveria alterar de forma significativa a produção de CT&I, conseqüentemente, a base produtiva do Estado do Pará.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias