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Eclusas de Tucuruí têm as primeiras transposições

A Eletrobras Eletronorte realizou as primeiras transposições nas eclusas da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará. Os primeiros testes foram feitos com um rebocador, mas a primeira carga transposta foi o muro-guia de montante, estrutura de 140 metros que

A Eletrobras Eletronorte realizou as primeiras transposições nas eclusas da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará. Os primeiros testes foram feitos com um rebocador, mas a primeira carga transposta foi o muro-guia de montante, estrutura de 140 metros que colabora no alinhamento dos barcos antes da entrada na câmara da eclusa.

A operação, acompanhada pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, foi considerada um sucesso e também serviu para testar as embarcações que serão usadas na inauguração da obra, a ser realizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na próxima terça-feira, dia 30 de novembro.

Por meio de convênio com o Ministério dos Transportes e Dnit, a Eletrobras Eletronorte está concluindo as obras das primeiras eclusas da Hidrovia Araguaia-Tocantins. No futuro, o aproveitamento dos rios Tocantins e Araguaia, como via de transporte fluvial, ligará o porto de Belém à região do Alto Araguaia, em Mato Grosso, numa extensão aproximada de dois mil quilômetros.

Uma vez constituída, a hidrovia Araguaia-Tocantins será um fator determinante para a exploração, em larga escala, dos recursos minerais e agropecuários das regiões Centro-Oeste e Norte do brasil. As eclusas de Tucuruí são o primeiro passo para fazer dessa hidrovia uma realidade.

Elas permitirão o tráfego de comboios com capacidade de carga de até vinte mil toneladas. Essa carga chegará até o porto de Vila do Conde, próximo a Belém, localizado em local estratégico em relação aos mercados norte-americano, europeu e do extremo Oriente.

O sistema de transposição de Tucuruí inclui duas eclusas: uma a montante da barragem, e outra a jusante, de retorno à calha do rio Tocantins.

Os investimentos na obra das eclusas de Tucuruí somam R$ 1,66 bilhão, sendo da ordem de R$ 630 milhões no período de 1981 a 2005, e mais R$ 1,03 bilhão para o período 2006 a 2010. Em seu pico, em julho de 2009, a obra contava com 3.646 operários, sendo cerca de 80% da mão de obra local e regional. (Diário do Pará)

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