Um pesquisa, conduzida pela Universidade de Wageningen, na Holanda, encomendada pelo município de Alphen aan den Rijn relatou um aumento no número de árvores nos meios urbanos que apresentam distúrbios de crescimento. Nos últimos anos, essas plantas mostraram uma série de problemas, como rachaduras, inchaços, descoloração e várias formas de necrose do tecido. Após uma análise inicial, ficou provado que estes fenômenos não eram causados por fatores biológicos, como as pragas e doenças.
Segundo a pesquisa, o número crescente de fontes de radiação eletromagnética, como antenas, pode desempenhar um papel importante na deterioração da saúde das árvores.
Os pesquisadores então selecionaram amostras de plantas que foram expostos por mais de três meses a seis fontes de radiação com frequências que variam de 2412-2472 MHz e uma potência de 100 mW EIRP, localizadas a de 50 cm de distância. As folhas que estavam voltadas para a fonte de radiação mostraram, depois de alguns meses, uma aparência brilhante metalizada - uma descoloração que parecem resultado do desaparecimento das células da camada externa das folhas. O brilho metálico foi seguido pelo ressecamento e morte de uma parte da folha.
Embora os efeitos das fontes de radiação tenha sido notados em várias plantas do estudo, os pesquisadores recomendam repetir o teste - de preferência, por um longo período e em maior escala. (Diário Online)
08/03/2012 | Diário Online produz conteúdo 24 horas por dia
08/03/2012 | DOL expande os horizontes dos negócios na internet
08/03/2012 | Prêmio leva ambientação high-tech ao Hangar
08/03/2012 | Fotogaleria: DOL recebe prêmio no Hangar
08/03/2012 | Diretor lança versão do Diário para iPad e iPhone
