Ensaio sensual também é coisa de mulher madura

Sexta-Feira, 13/08/2010, 12:04:51

Tamanho da fonte: A- A+
Ensaio sensual também é coisa de mulher madura (Foto: Adeilson Pinheiro)
(Foto: Adeilson Pinheiro)

A empresária Telma Moreira, de 50 anos, estava separada havia mais de um ano quando resolveu posar para as lentes da fotógrafa Patricia Prado. Não se tratava de um ensaio qualquer: as fotos, em que aparece com pouca roupa, tinham teor sensual - e a missão de elevar a sua autoestima. "É algo bom de se fazer quando a gente se sente caidinha", diz Telma. O produto da sessão fotográfica foi disposto em um volume que simula a revista Playboy. O ensaio de Telma pode parecer algo extraordinário, mas é o sonho de consumo de algumas mulheres maduras. Talvez por isso, o assunto foi parar na novela Viver a Vida, da Rede Globo: ali, a personagem de classe alta Ingrid, interpretada pela atriz Natália do Vale, vive de clicar mulheres "comuns".

Além de melhorar a imagem que têm de si mesmas - por vezes, com uma ajudinha do Photoshop -, as modelos amadoras querem reaquecer a relação amorosa. "Muitas me procuram para salvar o casamento. Elas se abrem, contam o que estão passando. É quase uma sessão de análise", brinca Patricia.

Com uma sessão de fotos, a carioca Rose Henriques, de 47 anos, quis marcar uma data: o aniversário de 25 anos de casamento. Para fazer a surpresa, Rose disse ao marido que iria participar de um curso de dois dias. No primeiro, deu uma geral no visual, em um salão de beleza. No segundo, passou cerca de seis horas com Patricia, fazendo as fotos que entregaria ao marido no diaCapa da revista de Rose Henriques (foto de Patricia Prado) certo. "O Edson adorou, e disse que era uma pena não poder mostrar as fotos aos amigos", conta Rose. "A revista está no guarda-roupa, e ele olha de vez em quando. É claro que reacende a relação."

Há também mulheres em fase de mudança, que investem no ensaio sensual como forma de se reposicionar diante da vida. Essa é, de certo modo, a história da funcionária pública Ligia Andrade, de 46 anos. Em janeiro de 2004, quando completava 13 anos de uma viuvez solitária, ela conheceu um rapaz em Rio das Ostras (RJ), onde passava férias. Saíram uma noite e passaram cinco anos sem se falar. Até que, no ano passado, por meio do Orkut, ela o reencontrou. E ouviu dele a sugestão que a levaria ao UP Studio, das sócias Camilla Carvalho e Renata Abreu: "Por que não fazer um ensaio sensual?" Ligia foi e adorou. ""Se pudesse, eu faria de novo, com poses mais ousadas."

Níveis de emoção - Mulheres maduras costumam ser mais discretas diante das câmeras. É o que afirma Camilla, do UP Studio. Telma, 50, se sentiu valorizada ao ver as fotos (foto de Patricia Prado)"As clientes de até 40 anos são mais ousadas. Acho que tem a ver com a maneira de pensar das mulheres mais jovens, que se sentem mais livres. As mais maduras são mais sutis."

É justamente a sutileza a inspiração para os estúdios de Camilla e Patricia. "Não fazemos ensaio erótico, apenas sensual", diz Camilla. É isso também o que a maioria das clientes quer, embora algumas se soltem um pouco mais e arrisquem viver uma fantasia mais explítica. "Eu entrei no clima, tirei até foto vestida de policial", ri Telma, para quem o fato de a equipe fotográfica de produção ser composta exclusivamente por mulheres cooperou com o resultado do trabalho.

Negócios à parte - Como TV e sociedade mantêm uma relação de mão-dupla, em que se alimentam mutuamente, o negócio que inspirou Manoel Carlos a criar a Na novela 'Viver a Vida', Natália do Vale é uma fotógrafa que personagem de Natália do Vale agora comemora recordes de faturamento. "Nosso movimento dobrou depois que a novela começou a ser exibida", diz Camilla Carvalho. "A trama contribuiu para desmistificar o ensaio, que algumas pessoas viam como algo vulgar, e para mostrar que toda mulher pode ter a sua própria revista sensual e ser feliz."

O valor de um ensaio varia, mas não custa menos de 1.600 reais no estúdio de Patricia. No UP Studio, os valores partem de 2.450 reais - pacote básico que inclui maquiadora, cabeleireira, produtora de moda, figurino e hospedagem num hotel cinco estrelas.

 

 

 

Fonte: Revista Veja

Seja o primeiro a comentar. Clique aqui!

Sem Comentários

Mais de Ensaio

Leia mais notícias de Ensaio. Clique aqui!

EDIÇÃO ELETRÔNICA