Diário Online

Iniciar impressão | Voltar para página


Quarta-Feira, 15/05/2019 - 18h42

Garantido no Pan, paraense Ian Matos fala sobre importância do Dia contra a Homofobia

Garantido no Pan, paraense Ian Matos fala sobre importância do Dia contra a Homofobia (Foto: Divulgação)
Garantido no Pan, paraense Ian Matos fala sobre importância do Dia contra a Homofobia (Foto: Divulgação)

Em 17 de maio é comemorado o Dia Internacional contra a Homofobia. Para o paraense Ian Matos, atleta da seleção brasileira de saltos ornamentais e classificado para os Jogos Pan-Americanos deste ano, a data é bastante relevante. Gay assumido há vários anos, ele vê diversos motivos para a celebração.

"Esse dia é importante para que todos possamos olhar para nossos preconceitos, tentar entender de onde eles vêm e tentar desconstruí- los. É um dia para a gente olhar para os outros e ver que, independentemente de orientação sexual, somos todos iguais, cheios de sonhos, desejos e falhas. Somos todos da mesma espécie e não deveríamos nos tratar da forma diferente com que nos tratamos", disse o muanaense.

"É um dia para combater o preconceito e não a pessoa preconceituosa. É um dia em que é importante mostrar que a homofobia mata, que é perigosa e que precisa ser combatida com muita informação e solidariedade", concluiu. 

Com 30 anos completos em abril, Ian defendeu o Brasil na Olimpíada de 2016 e em várias outras competições importantes, como o Mundial de esportes aquáticos (2015 e 2017), a Copa do Mundo (2016), os Jogos Pan-Americanos (2011 e 2015) e os Jogos Sul-Americanos (2010 e 2014).    

As últimas conquistas de Ian aconteceram no Troféu Brasil, realizado em março deste ano, em Brasília. Atleta do Fluminense (RJ), ele foi campeão do trampolim de 3m e do sincronizado de 3m (junto com Luiz Outerelo), modalidade onde tem 15 títulos nacionais. Na mesma competição, Ian ficou em terceiro lugar no sincronizado misto de 3m.     

(Com informações de divulgação)


Iniciar impressão | Voltar para página

Endereço da página:

Endereço do site: