Diário Online

Iniciar impressão | Voltar para página


Segunda-Feira, 11/02/2019 - 10h40

“This Is America” é o primeiro rap a ganhar duas das principais categorias do Grammy

“This Is America” é o primeiro rap a ganhar duas das principais categorias do Grammy (Foto: Divulgação)
“This Is America” é o primeiro rap a ganhar duas das principais categorias do Grammy (Foto: Divulgação)

O Grammy Awards conta com, dentre várias outras, quatro categorias principais: Álbum do Ano, Artista Revelação, Canção do Ano e Gravação do Ano.

A importância de se ganhar um desses prêmios é gigante para a indústria fonográfica e seus rumos. Os indicados a Álbum do Ano, por exemplo, mostram a visão da Recording Academy sobre o que está sendo feito e merece ganhar destaque.

E se dissermos que, após 60 anos de premiações, uma canção de rap finalmente ganhou duas dessas categorias principais (em uma tacada só)? Foi o que aconteceu na edição de 2019. Isso porque Childish Gambino levou ambos os gramofones dourados pela ótima “This Is America“.

O músico levou os prêmios de Canção do Ano e Gravação do Ano. E vale lembrar que existe diferença entre as duas categorias: enquanto o critério para escolher a melhor canção analisa a composição da obra, a melhor gravação leva em consideração todo o resto, desde o intérprete até os responsáveis pela parte técnica da gravação em si.

O hino político do rapper também levou a melhor em Melhor Performance de Rap e Melhor Videoclipe. Só nessas duas categorias, Gambino deixou para trás Kendrick Lamar, Post Malone e The Carters.

Foram necessários 60 anos?

A cultura hip-hop existe há um bom tempo. No entanto, nada justificaria melhor a ausência de vencedores no campo do rap nessas principais categorias do que resistência por parte da própria Academia. Mesmo com lançamentos incríveis e de qualidade cada vez melhor, o gênero nunca ganhou destaque nas tais categorias.

A própria inserção de categorias que premiam o gênero demorou para ser considerada pela Academia. A Melhor Performance de Rap começou em 1989. Em 1996, o Melhor Álbum de Rap passou a ser premiado também. Já as categorias Melhor Canção de Rap e Melhor Performance de Rap/Cantada nasceram apenas no início da década de 2000 (ontem, em termos históricos).

A evolução foi grande, não apenas em relação à aceitação da categoria, mas também por conta do gênero em si. Com a cultura hip-hop cada vez mais presente, o povo e, consequentemente, as paradas começaram a dar cada vez mais visibilidade ao rap.

É muito importante ver a Academia aceitar as mudanças pelas quais o mundo da música está passando. É muito importante a mais exaltada canção da noite ter um cunho político e social tão forte, tocando em temas importantes como racismo e discriminação.

A consagração de “This Is America” é passo importante não só para a os rumos da indústria fonográfica, mas também para a sociedade.

Fonte: TMDQA!


Iniciar impressão | Voltar para página

Endereço da página:

Endereço do site: