plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PARÁ

Projeto ajuda pessoas com deficiência a praticar atividades físicas

Promover um ambiente no qual pessoas com deficiência possam praticar atividades físicas por meio do esporte. Esse é o objetivo do Projeto UFPA Paralímpica, da Universidade Federal do Pará (UFPA), ao ofertar vagas para incluir pessoas da Região Metropolita

Promover um ambiente no qual pessoas com deficiência possam praticar atividades físicas por meio do esporte. Esse é o objetivo do Projeto UFPA Paralímpica, da Universidade Federal do Pará (UFPA), ao ofertar vagas para incluir pessoas da Região Metropolitana de Belém (RMB), com deficiência, em modalidades esportivas.

O projeto surgiu da parceria dos professores Marília Passos e Anselmo de Athayde com o programa Educação Paralímpica, do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente pelo preenchimento do formulário on-line.

Iniciado em março deste ano, o projeto consiste na realização de três modalidades de esportes para as atividades físicas: bocha, parabadminton e parataekwondo, e visa incentivar o aluno a realizar atividades “fora de casa”, ou seja, em outros estados, bem como mostrar-lhe que está apto a fazê-las.

“Trabalhamos para estimular a saída das pessoas com deficiência de suas casas, superar todo medo de estar aqui e desenvolver uma atividade esportiva. Conseguimos observar que é algo gratificante para os praticantes, principalmente pelo fato de eles estarem fazendo exercícios que ajudam na manutenção da saúde e no seu desenvolvimento pessoal”, afirma a coordenadora do
projeto, Marília Magno.

As inscrições podem ser feitas pelo preenchimento do formulário on-line ou diretamente no Ginásio Poliesportivo da UFPA, às terças ou às quintas-feiras, a partir das 14h.

ATIVIDADES

- Bocha - A bocha é praticada por atletas com paralisia cerebral ou deficiências severas. A competição consiste em lançar as bolas coloridas o mais perto possível de uma branca. Os atletas ficam sentados em cadeiras de rodas e limitados a um espaço demarcado para fazer os arremessos. É permitido usar as mãos, os pés e instrumentos de auxílio, e contar com ajudantes (calheiros), no caso dos atletas com maior comprometimento dos membros.

- Parabadminton - É um esporte adaptado para pessoas com deficiência física. O parabadminton é dividido basicamente em duas categorias: wheelchair, para cadeirantes, e standing, para andantes. Estas categorias podem se subdividir de acordo com o tipo e o grau da lesão ou deficiência.

- Parataekwondo - O esporte é uma adaptação do taekwondo, o qual pode ser praticado por pessoas com deficiência física, visual ou intelectual. A modalidade consiste em lutas que trazem contribuições dentro do contexto da Educação Física, por meio dos aspectos relacionados com a cultura corporal de movimento, principalmente, movimentos passíveis de serem ensinados e praticados por todos os personagens.

SERVIÇO

- Inscrições para o Projeto UFPA Paralímpica da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Data e Hora: às terças e quintas-feiras, a partir das 14h

Inscrições: formulário on-line.

Para mais informações acesse o site ou acompanhe a página do Instagram.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias