plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PARÁ

Mais dois paraenses se certificam como VAR pela CBF

No próximo sábado (27), o Campeonato Brasileiro da Série A será iniciado, com isso o Árbitro de Vídeo (VAR), também fará a sua estreia. Serão 380 jogos com este recurso disponível. Dois paraenses já estão aptos para atuar como VAR na disputa. O árbitro A

No próximo sábado (27), o Campeonato Brasileiro da Série A será iniciado, com isso o Árbitro de Vídeo (VAR), também fará a sua estreia. Serão 380 jogos com este recurso disponível. Dois paraenses já estão aptos para atuar como VAR na disputa.

O árbitro Andrey Silva e o árbitro assistente Márcio Dias, do quadro da CBF categoria A/B, finalizaram o Curso de Capacitação para Árbitros de Vídeo, programa intensivo de preparação sobre o uso da tecnologia, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Árbitro Andrey Silva e o árbitro assistente Márcio Dias, em dia de estudo na primeira imagem. Na segunda, foto com a certificação. (Foto: Arquivo Pessoal)

“Foram 10 dias de estudos intensos com treinamentos teóricos e práticos. Na sala de aula, no VOR (Room Operation Review) e dentro de campo”, explicou Márcio Dias. “Para atuar como VAR necessita desse curso. O controle é rígido, existe um protocolo rígido a ser cumprido”, acrescentou.

O curso ocorreu em Águas de Lindoia, no interior de São Paulo. De acordo com a CBF, foram 96 árbitros e árbitros assistentes. Todo programa de treinamento do curso é supervisionado e aprovado pela International Football Association Board/FIFA, e conta sempre com nomes internacionais no seu quadro de instrutores. Desta vez foram os ex-árbitros Enrique Caceres e Carlos Astroza, ambos atuaram na última Copa do Mundo, na Rússia, em 2018.

A empresa Haw Eye, responsável pela utilização do VAR na Copa do Mundo e contratada para o Campeonato Brasileiro, cuidou de toda a parte técnica, garantindo a estrutura necessária para que os árbitros pudessem praticar o uso do VAR como nos jogos oficiais. Para isso, oito câmeras posicionadas no entorno do campo de atividades e uma sala de operações (VOR), com três estações de monitores para a prática de todas as etapas e recursos que a tecnologia exige para o futebol.

ÁRBITRO FIFA

Dewson Freitas, o árbitro FIFA, com seu certificado para atuar como VAR. (Foto: Arquivo Pessoal)

O paraense Dewson Freitas, o árbitro FIFA, foi o primeiro do Estado a conseguir aptidão para ser VAR. Ele já atuou na função em três jogos da Copa do Brasil, e não diminuiu a responsabilidade que um VAR possui, mesmo estando fora do gramado.

“Requer concentração total, assim como lá dentro do campo, o árbitro de vídeo é a mesma coisa. O importante é sempre se capacitar e reforça sempre a nossa teoria e prática”, destacou o arbitro FIFA.

Dewson está indo para o seu terceiro curso. “Tenho dois cursos já, irei fazer o terceiro essa semana, entre os dias 23 e 26, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ)”, explicou.

(Com informações da CBF)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias