plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
ESPORTE PARÁ

Dirigível Coletivo celebra sete anos com espetáculo em homenagem à cultura popular

Junho chegou e em Belém isso é sinônimo de pássaros juninos em cena. E é em homenagem a esta manifestação cultural popular que o Dirigível Coletivo apresenta hoje o espetáculo “Pássaro”, no teatro Margarida Schivasappa. A apresentação é resultado do Edita

Junho chegou e em Belém isso é sinônimo de pássaros juninos em cena. E é em homenagem a esta manifestação cultural popular que o Dirigível Coletivo apresenta hoje o espetáculo “Pássaro”, no teatro Margarida Schivasappa. A apresentação é resultado do Edital Pauta Livre 2018 do Programa Seiva e celebra os sete anos de formação do grupo, a ser comemorado neste mês.

“Pássaro” é uma experimentação entre o gênero “melodrama fantasia” e o formato “cordão de meia lua”, estruturas típicas da encenação do pássaro junino, baseado nas intrigantes histórias de amor, vingança, caçadas, pajelanças e fortes revelações da tradicional brincadeira junina do estado. No elenco personagens da nobreza como a Princesa e o Príncipe, que estão apaixonados, mas não conseguem viver esse amor por conta da Marquesa, uma feiticeira que inveja todo esse amor e não quer ver a felicidade do casal. A vilã tem como fiel e apaixonado ajudante um Caçador, que aceita a ordem de matar todos os pássaros da região que, com seus cantos, ajudam a curar a doente princesa. Para dar mais alegria e riso à história, ainda há a Matutagem.

O Dirigível Coletivo desenvolve trabalhos cênicos desde junho de 2011, sempre com um foco de ação artística e política na cidade. Com este espetáculo não é diferente e, além de divertir, o grupo pretende dedicar sua arte-manifesto à preservação dessa cultura popular em constante ameaça de extinção por ausência de políticas públicas de incentivo.

“O espetáculo ‘Pássaro’ é fruto de pesquisas no tradicional teatro popular dos Pássaros Juninos, com referências literárias, audiovisuais, mas principalmente com quem faz essa manifestação na cidade, como as guardiãs Iracema Oliveira do Grupo Junino Tucano, e Laurene Ataíde do Cordão de Pássaro Colibri, de Outeiro. No espetáculo os atores, cantam, tocam e contam uma história de amor e de resistência da identidade amazônida”, declara o diretor Rodolpho Sanchez, ele mesmo brincante do Pássaro Tucano. Além de brincante, Rodolpho desenvolve uma pesquisa junto à tradição popular dos pássaros juninos de Belém.

Só hoje

Espetáculo “Pássaro”, do Coletivo Dirigível
Quando: Hoje, às 20h
Local: Teatro Margarida Schivasappa (Centur - Av. Gentil Bittencourt, 650, esquina com Rui Barbosa)
Quanto: R$ 5
Classificação: Livre

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias