plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
ESPORTE PARÁ

Boxe pode ficar de fora dos próximos Jogos Olímpicos

Uma das mais antigas modalidades olímpicas corre o risco de ficar de fora das Olimpíadas de Tóquio, no Japão. A Aiba (Associação Internacional de Boxe Amador) está sendo alvo de investigação por corrupção e, no fim de janeiro, o Comitê Olímpico Internacio

Uma das mais antigas modalidades olímpicas corre o risco de ficar de fora das Olimpíadas de Tóquio, no Japão. A Aiba (Associação Internacional de Boxe Amador) está sendo alvo de investigação por corrupção e, no fim de janeiro, o Comitê Olímpico Internacional (COI) suspendeu o apoio financeiro à federação depois que a entidade promoveu Gafur Rakhimov ao cargo de presidente interino, assim que Franco Falcinelli, ex presidente, saiu da gestão.

Franco entrou em novembro do ano passado, assim que o taiwanês Ching-Kuo Wu renunciou. Wu passou 11 anos na presidência da Aiba e, após começar a ser investigado por suspeita de corrupção, renunciou ao cargo. Falcinelli assumiu, mas o que parecia ser o fim de uma crise acabou se transformando apenas no início de um processo ainda maior. Mês passado, a Aiba foi surpreendida pela decisão de Falcinelli de abandonar o seu cargo, deixando a entidade para seu vice, o Gafur Rakhimov, que assumiu no último dia 27.

Uma dívida bancária astronômica, gerada principalmente para financiar a liga de boxe profissional (WSB), vinculada à Aiba, no valor de 10 milhões de dólares, se tornou impagável com recursos próprios. Isso fez com que a entidade fosse acionada na justiça e acabasse por derrubar Wu, acusado de má administração. Só que Gafur, atual presidente, é descrito pelas autoridades dos Estados Unidos como um dos principais criminosos do Uzbequistão, tendo como principal envolvimento o comércio de heroína.

Ao assumir a Aiba, Gafur também assumiu a responsabilidade de reverter a ação dos 10 milhões na justiça. “Ninguém tem nada de prova contra ele, mas Gafur é tachado como um dos mais mafiosos do comércio de heroína, tanto que ele nem vive mais no país dele, e sim em Dubai. Eu imagino que isso foi costurado nos bastidores, porque ele, entre todos os vices, é o único que conseguiria reverter o empréstimo no banco, tanto que já existia uma ação do próprio banco pedindo a falência da Aiba e, três dias depois que ele assumiu, a Aiba conseguiu tirar da justiça a ação”, explicou o supervisor e instrutor da Aiba, Luiz Claudio Boselli, em entrevista ao DIÁRIO, por telefone.

Rakhimov foi a chave para renegociar o empréstimo de 10 milhões de dólares do principal credor do órgão governante problemático, o Benkons, uma empresa do Azerbaijão, mas isso não minimiza sua imagem diante do COI, em que o presidente do comitê, o alemão Thomas Bach, diante do caos em um dos esportes mais tradicionais do movimento olímpico, optou por lançar um alerta claro nos últimos dias: “ou a entidade entra nos trilhos até abril ou o boxe ficará de fora dos Jogos de 2020, em Tóquio”.

Mas as questões financeiras ou de governança também não são os únicos problemas da Aiba diante do COI. A modalidade é a mais atrasada na diretriz de equiparar o número de provas masculinas e femininas; além disso, o boxe amador não consegue promover um calendário internacional. Além do mundial, que é realizado a cada dois anos, existem apenas as competições regionais, que não são tão atraentes assim.

Sonhos dos atletas podem ir por água abaixo

A possibilidade do Boxe não entrar nas Olimpíadas assusta quem vive o dia a dia dentro de um ringue, diante dos sonhos de tantos atletas. O treinador Ulysses Pereira, que ficou por nove anos na seleção brasileira e participou das Olimpíadas de Atlanta e Sidney, avalia toda essa articulação diante da AIBA.

“O boxe é uma das modalidades mais antigas dentro de uma Olimpíada e com a informação que eu tive, conversando com o Boselli, que foi presidente da confederação e esteve comigo em duas Olimpíadas, existe mesmo a possibilidade do boxe sair por causa do atual dirigente (Gafur Rakhimov). O boxe tem muita força e é uma das modalidades que mais vende em uma Olimpíada, como vende no mundo inteiro. Até então não tem nada definido, mas a possibilidade é verdadeira”, explica Ulysses.

A frustração é de toda comunidade de pugilistas, e Ulisses se preocupa ainda com os atletas que vivem diariamente o ciclo olímpico. “Uma situação dessas é preocupante porque frustra um atleta. Um ciclo olímpico, para um atleta veterano, dura quatro anos. Um ciclo para um novato, são oito anos. O Robson Conceição, por exemplo, participou de três Olimpíadas e na terceira foi onde ele estava no top dele, pronto para ser campeão. Imagina para quem está começando agora ter de esperar mais quatro anos ou um veterano que queria mais quatro. Isso pode frustrar e muito um atleta olímpico, que acaba não querendo mais seguir a carreira e vai para o profissional, porque ele não vai mais querer esperar quatro anos parado”, ressaltou Ulysses.

Na avaliação de outra referência da modalidade no Estado, Zezé do Boxe, se o esporte não tiver entrada nas Olimpíadas, estará destruindo milhões de sonhos. “É uma tristeza, porque vai destruir sonhos de milhões de jovens, porque quando o atleta está disputando o boxe amador, o sonho é de chegar a uma seleção do Estado, depois a uma seleção do país e depois participar de Jogos Olímpicos, e isso é uma das maiores consagrações, a maior conquista de um atleta olímpico”, destacou.

Para o instrutor Adriano Meireles, o boxe é o caminho de realização de sonhos para os futuros atletas olímpicos, e tirar a modalidade das Olimpíadas é tirar a credibilidade que o esporte traz como mudança na vida de crianças e jovens. “Se tirarem o boxe desse evento, todo o brilho será perdido, porque o boxe é o caminho para a mudança de vida que muitas crianças e jovens visualizam. É um baque grande, porque é um mundo todo que vai sofrer, sofre tanto os atletas quanto nós que estamos ali nos bastidores lutando com eles”, ressaltou.

EXEMPLO QUE PODE VIRAR ROTINA

- O pugilista Jefferson Dias da Silva, atual campeão brasileiro de boxe nos leves, já passou pela seleção brasileira, onde ficou de 2008 a 2012. Ele não chegou a participar de nenhuma Olimpíada, mas esteve entre os melhores em várias seleções, e sabe das dificuldades que os atletas exercem para chegar ao maior evento da modalidade. Para ele, a notícia sobre a possibilidade do boxe ser retirado das Olimpíadas penaliza o atual campeão.

- “A gente sempre está correndo atrás dos nossos sonhos, e o maior para quem luta no boxe é chegar em uma Olimpíada e conseguir medalha. Eu fiquei triste por meus amigos de treino, pelos meus companheiros, porque se realmente chegar a esse ponto de não ir para as Olimpíadas, vai ser muito triste para nós boxeadores”, ponderou o campeão, que atualmente está no boxe profissional, porque quando realizou a seletiva para as Olimpíadas perdeu para Robson Conceição e optou por não esperar mais um ciclo olímpico.

- “Por causa disso, o Jefferson foi para o boxe profissional. Imagina quantos atletas da Aiba têm no mundo e que não vão estar nas Olimpíadas. Queira ou não queira, quando um atleta ganha uma medalha, seja ela qual for, muda a vida dele. Imagina aquela frustração, aí ele vê que o boxe profissional dá dinheiro e sai do boxe olímpico”, ponderou Ulysses

(K.L. Carvalho/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias