plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ESPORTE PARÁ

Paraenses estão na disputa do Aloha Spirit

Doze atletas, entre homens e mulheres, se preparam para representar o Pará na primeira etapa do maior evento de esportes aquáticos da América Latina: o Festival Aloha Spirit. Esta é a primeira vez que o Estado terá representantes na competição, na modalid

Doze atletas, entre homens e mulheres, se preparam para representar o Pará na primeira etapa do maior evento de esportes aquáticos da América Latina: o Festival Aloha Spirit. Esta é a primeira vez que o Estado terá representantes na competição, na modalidade canoa havaiana. Os times masculino e feminino representam o clube Canoa Paidégua, pioneiro na região Norte. O festival será hoje, amanhã e domingo, na praia do Perequê, em Ilhabela-SP. O Aloha Spirit reúne cerca de 1500 competidores, que reúne desde atletas amadores a referências nas modalidades aquáticas, como Stand Up Paddle, Surfski, natação em mar aberto, Canoa Havaiana, Paddleboard, Triathlon Waterman e Apneia.

“Nosso objetivo é acumular experiência e ver em que nível estamos. Somos um clube com menos de um ano de fundação, e lá vamos ter contato com equipes que treinam há mais de uma década”, disse João Mário Lima, capitão da equipe masculina.

Os homens do clube paraense formarão com Felipe Gaioso, Alan Bordallo, Rafael Feito, Augusto Carvalho, Paulo Henrique e João Mário Lima. O time feminino terá: Lorena Jacob, Luciana Quintana, Lara Batista, Camila Vianna, Sonia Bentes e Larissa Noguchi.

PARA ENTENDER

As canoas havaianas, ou Va’a, são formadas por três estruturas: o casco, onde ficam os remadores, a ama, usada para dar flutuação, e os yakos, pedaços de madeira que unem as duas partes. Elas foram criadas para diversas finalidades no Havaí: serviam para caça e locomoção, e utilizadas na colonização do local. Bastava, porém, ter duas canoas na água ao mesmo tempo para as primeiras competições se formarem. E dessas disputas informais nasceu o uso esportivo, que logo se espalhou pelo mundo.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias